Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 7 de setembro de 2010

Dia da Patria.

A primeira manifestação alusiva ao dia da Pátria que assistir foi em 1965 em Várzea-Alegre. Todo o alunato do município se perfilou e saiu as ruas para o desfile cívico. Eu fazia parte da bandinha do Ginásio São Raimundo, tocava um zabumba tomado emprestado ao conjunto Sala de Reboco. O desfile terminou com um discurso acalorado do professor de historia e promotor de justiça da cidade Dr. Oto de Otoni Carvalho. O discurso iniciava assim:
"Eu gostaria de ser um Rui, um Bilac ou um José do Patrocínio para saudar a pátria brasileira a altura de sua grandeza".......
Por aí você pode deduzir o que veio depois. Salve o Brasil. Salve sua juventude.

3 comentários:

  1. Nesta epoca tinhamos aulas de OSPB, educação moral e etica. Hoje o que temos? Voce já imaginou o que passa na cabeça do aluno quando lhe falta a merenda e lhe informam que o prefeito surrupiou a verba.

    Em 1969 o Colegio Estadual Wilson Gonçalves colocou 8 mil alunos num desfile nas ruas do Crato. Tudo isso sob o comando do saudoso professor Alderico de Paula Damasceno.

    ResponderExcluir
  2. sim morais tem um email pra vc abra lá abração

    ResponderExcluir
  3. D. Pedro-l proclamou a independência do Brasil às margens do Rio Ipiranga em 7 de setembro de 1822.
    Domingo passado dia 5 passei por perto do ipiranga fui ao cemitério da Vila alpina para o enterro de um colega de minha filha que resolverá dois dias antes da independência se jogar do 6º andar da UNIFAI, faculdade em que cursava o último semestre de filosofia. É muito triste saber que nosso país tão velho só hoje e que começa a ter um pouco de independência. O Tiago resolvera pôs fim a sua. Qundo vejo um jovem cometer tamanha insanidade é que percebo o quanto é duro viver. O triste não é ver alguém que comete suicidio, o triste é ver a mãe, pobre mãe, não sei por que, mas nessas situações sempre acho que toda mãe é pobre. Como ia dizendo, uma pobre mãe, chorar a morte de alguem, que pela ordem da lógica é quem deveria chorar a sua... D. Regina, mãe do Tiago, me pareceu naquele momento a mãe de jesus sofrendo a dor da sua cruz, a cruz que toda mãe nessa situação é obrigada a carrega até o fim de sua vida!

    ResponderExcluir