Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Historias das eleições em Varzea-Alegre - Por A. Morais

Na década de 1920 do século passado, o meu avô Pedro Alves Bezerra, conhecido por Pedro André do Sanharol saiu de casa cedinho para votar. Quando chegou a cidade foi convidado por seu correligionário Raimundo Otoni de Carvalho para disputar o cargo de vereador, visto que Jose Alexandre Bezerra de Menezes havia desistido de concorrer.
Depois de muita conversa o convite foi aceito, Pedro André que já tinha votado, saiu em campanha durante o decorrer da eleição. Terminada a votação e a apuração Pedro André foi o terceiro mais votado.

Isso criou uma eterna confusão na casa do Sanharol porque madrinha Zefa, esposa de Pedro André era carne e unha com Emília, Santa e Constância Correia, filhas do Coronel António Correia Lima, adversário ferrenho dos Primos e dos Carvalhos.

Dizem que numa votação importante da câmara, Raimundo Otoni foi a casa do Sanharol buscar Pedro André para votar contra um projeto de interesse dos Correias. Quando Pedro André retornou, a noitinha, madrinha Zefa não tinha feito o jantar, o velho dormiu com fome.
De tanto ver essas futricas meu pai nunca se qualificou eleitoralmente, dizia sempre que o resultado da eleição para o eleitor era muito pequeno, não valia a pena.

Um comentário:

  1. Imagine se Duda Mendonça estivesse por traz da candidatura de Pedro André.

    Dedico essa postagem a um outro Pedro, neto do Pedro André o grande lider Dr. Pedro Satiro.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir