Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 19 de março de 2011

O MUNDO VERÁ A MAIOR LUA CHEIA DOS ÚLTIMOS 20 ANOS

- “SUPERMOONS” -

O mundo está prestes a presenciar a aparição da maior lua cheia das duas últimas décadas. Na semana que vem este satélite natural vai chegar ao ponto mais próximo da Terra.

No dia 19 de março, a lua cheia vai aparecer mais exuberante do que o usual na noite celeste quando ela atinge o ponto máximo de um ciclo, conhecido como ‘Perigeu Lunar’.

É esperado um espetáculo visual quando a lua se aproximará da Terra a uma distância de 221,567 milhas da órbita – chegará mais próxima do nosso planeta desde 1992.

A lua cheia poderá aparecer no céu 14% maior e 30% mais luminosa, especialmente quando nascer no horizonte do oriente ao pôr-do-sol ou em condições atmosféricas bem favoráveis.

Este fenômeno é reportado como o mais relevante assunto sobre ‘supermoons’ que esta conectado com o as extremas manifestações do clima - como os terremotos, vulcões e tsunamis. A última vez que a lua passou tão próxima da Terra foi no dia 10 de janeiro de 2005, nos dias próximos dos terremotos na Indonésia que registrou 9.0 na escala Richter.

O furacão Katrina em 2005 também foi associado com a lua cheia incomum.

Previsões de ‘supermoons’ aconteceram em 1955, 1974 e 1992 – cada um destes anos tivemos a experiência de fortes manifestações climáticas.

Soma-se aqui um belo comentário e correções do texto acima, por quem entende do assunto:

“Posso fazer um pequeno adendo? Vulcões e terremotos são fenômenos geológicos e não climáticos (atmosféricos). E tsunami não é um fenômeno em si: ele é “apenas” uma consequência de um tremor que acontece no assoalho oceânico. Furacão sim é um fenômeno atmosférico relacionado ao clima. Mas está relacionado ao aquecimento global, já que a energia que existe em um furacão é fornecida pelo calor acumulado na atmosfera. Assim, quanto maior a quantidade de calor, maior a força e consequente capacidade de destruição de um furacão.

A Lua, linda é maravilhosa no céu, não tem culpa nenhuma das lambanças q o ser humano faz nesse planeta e nem com os fenômenos geológicos.

Outra coisa: podem ficar atentos que outras manifestações geológicas ocorrerão no planeta, em qualquer lugar, logo: qdo uma placa tectônica se movimenta, ocorre uma acomodação nas outras em volta. Como tudo está ligado, podem esperar mais tremores e atividade vulcânica para logo mais. E pode ser em qualquer lugar do mundo onde exista um encontro de placas…” Suzana

Enviado por e-mail por Roberto Jamacaru

6 comentários:

  1. Claude,

    Se com a lua distante a tua poesia já brilha tanto; imagino, eu, que com ela mais próxima, teremos uma eclosão estrelar derramando lágrimas de alegria.

    Esperemos...

    ResponderExcluir
  2. Oi Claude,agradeço de coração todo o seu trabalho, mas aquele feito no sanharol foi excelente,obrigada mesmo.Sobre a lua, tenho este soneto para Claude , Fafá.

    Se a lua é dos poetas
    Não tenho direito um pedaço
    Meu soneto é um pavor
    Minha poesia um fracasso

    Mas quero agradecer
    Aqui do jeito que faço
    A Claude e a Fafá
    Merecem mais que um abraço

    Fafá uma estrela
    iluminando o universo
    Claude é um cometa
    Abrindo caminho pro sucesso
    Eu sou um que adriva
    Sem estrela,sem cometa e sem regresso

    ResponderExcluir
  3. Claude.

    Estava no Sanharol, na companhia do Claudio quando a lua surgiu explendorosa, bem maior do que de costume. Bela simplesmente.

    ResponderExcluir
  4. Minha gente,

    Tanto a gente lê por aí que a gente até duvida dessas coisas... mas eu também fui assistir ao nascimento da lua hoje e foi um espetáculo e tanto!

    Um brilho de doer na vista...

    Abraço a todos

    Claude

    ResponderExcluir
  5. Sávio,

    Lua que brilha
    No meu sertão
    Lua que canta
    Em meio ao clarão

    O que será
    De mim sem a lua
    Quando a saudade
    Me levar pela rua?

    Abraço,

    Claude

    ResponderExcluir
  6. Luiz Lisboa,

    Você é mais que tudo isso porque tem luz própria.

    Fique certo que para mim foi um prazer e uma alegria conhecer sua mãe e circular pelo Sanharol.

    Abraço,

    Claude

    ResponderExcluir