Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 26 de março de 2011

Quem roubou não roube mais – por Antônio Mourão Cavalcante (*)


Nunca antes na história desse país o povo mostrou-se tão organizado e consequente.

Naquele instante havia uma generalizada indignação e era preciso fazer alguma coisa. Foi que nasceu a ideia de colher assinaturas e propor uma lei conhecida como Ficha Suja. Ela simplesmente proíbe que indivíduo com processo julgado por colegiado e condenado se candidate. Depois de muitas resistências, a lei foi aprovada no Congresso. Virou a expressão mais lídima do sentimento popular. Tal como reza a nossa Carta Magna: “todo poder emana do povo.”

Mas estávamos enganados. “Havia uma pedra no meio do caminho.” E, de repente, não mais que de repente, a lei virou cinzas! Na correlação de forças, faltava-nos convencer o Supremo Tribunal Federal. Esse, mostrando-se mais soberano que a vontade popular, simplesmente cassou a lei. Só vale depois...
Senhores ministros, os senhores sabem o que representa essa afronta ao desejo popular? Os senhores entendem o que significa pegar uma lista e sair convencendo seus pares? Aliás, nessa lei não se defende a manutenção ou criação de privilégio a qualquer grupo social. Ela diz apenas que quem roubou não pode se candidatar para representar o povo porque vai novamente roubar...
As filigranas que os senhores, com inusitada maestria, conseguem encontrar e aplicar – sempre monitorando os anseios populares – é uma tremenda ducha de água fria em quem acredita e luta por mudanças nos costumes políticos. Lamentavelmente, a instância que poderia dar legitimidade (de legis, lei) ao anseio popular “prende o jumento, porque é sábado”, como diz a passagem bíblica. Do ponto de vista moral e ético a pretensão popular é soberana.
A tendência natural será a descrença nas instituições. “É tudo farinha do mesmo saco”, disse-me um amigo, ontem, profundamente decepcionado. De minha parte, prefiro crer, que amanhã será melhor, porque vamos nos organizar mais e não aceitaremos jamais que a vontade popular seja jogada na lata do esquecimento.
(*) Antônio Mourão Cavalcante, Médico, antropólogo e professor universitário.
a_mourao@hotmail.com

5 comentários:

  1. Prezado Armando

    Ontem vi uma coisa contrastante com a relidade apresenta pelo governo Lula a bem pouco tempo. Para o Lula não existia nenhum pais como este. Não devia nada a ninguem e tinha dinheiro para emprestar ao FMI. Ontem, o lider do governo no Senado - Senador Humberto Costa - PT fez um pronunciamento no senado pedindo que a Dilma não aplique um calote nas contas denominadas restos a pagar de 2.009 e 2.0l0. Sabe quanto somam estes restos? 130 bilhoes. Para cumprir com os compromissos vem aí mais um corte no orçamento de 30 bilhões. Quanto ao ficha limpa teremos outras decpções nos julgamentos indiduais que ocorreçã de cada caso reclamado. Dois pesos e duas medidas.

    ResponderExcluir
  2. Morais:
    Isto somente vem comprovar meu pensamento: Lula foi a maior fraude que já houve neste país.

    Como o povo é massa falida e como muitos que estudaram também embarcaram nessa canoa (furada)-- uns de boa fé outras mal intencionados mesmos --um dia a verdade aparecerá e todos nos daremos conta o que foi o governo devastador e corrupto desse demagogo despreparado e o mal que dele ficou para muitos anos à frente...

    Nada como o tempo!
    E o tempo ajudará a verdade a aparecer.
    Quem sobreviver verá?
    Verá com toda a certeza...

    ResponderExcluir
  3. Lembra que certa vez – avalizando a candidatura de Dilma – o ex-presidente Lula afirmou que se houvesse divergências entre os pensamentos dele e os da atual presidente, ela certamente estaria com razão? Pois o presidente-metalúrgico sem saber disse uma verdade. Muito dessas informações só estão chegando ao público porque a atual presidente pensa – e age – diferente do ex-presidente.
    Esta foi a razão porque Lula não foi ao almoço do Obama no Palácio do Itamarati. O núcleo político do Palácio do Planalto avalia que a presidente Dilma Rousseff tirou de letra a saia justa provocada pelo fato de o ex-presidente Lula ter rejeitado seu convite para o almoço oferecido ao presidente dos Estados Unidos , Barack Obama no Itamaraty.
    Apesar dos agrados que ela continuará fazendo a Lula, interlocutores do governo disseram nesta segunda-feira que Dilma vai procurar cada vez mais imprimir uma marca pessoal a seu governo, e não vai pautar suas ações e decisões de olho no que pode melindrar ou não o antecessor.

    ResponderExcluir
  4. Só o Lula?
    Que eu saiba, são quase 511 anos de fraude!

    ResponderExcluir
  5. CARO MOURÃO, HÁ MAIS DE UM ANO, LEVANDO A COISA NA BRINCADEIRA E FAZENDO HUMOR NOS MEUS PROGRAMAS DE RÁDIO, EU VENHO DIZENDO QUE ESSA LEI DA FICHA SUJA SÓ VAI ATINGIR OS POLÍTICOS QUE TÊM O "BOLSO LIMPO". A "CONTA BANCÁRIA LIMPA".
    A PROPÓSITO, VOU ENVIAR PARA VOCÊ UMA CRÔNICA ONDE A ESCRITORA CLEIDE CANTON UTILIZOU TRECHO DE UM DISCURSO QUE RUI BARBOSA FEZ NO SENADO FEDERAL, NO RIO DE JANEIRO, EM 1914.
    E TAMBÉM VOU LHE ENVIAR UMA CRÔNICA QUE EU FIZ ONTEM, QUANDO ESTAVA ASSISTINDO AS IMAGENS DA TELEVISÃO FEITAS DURANTE O CARNAVAL.
    POR FALAR NISSO, ACESSE O SITE www.juanorte.com.br E LEIA A HISTÓRIA DO VELÓRIO DE TOÌM, MEU PRIMO. TEM TUDO A VER COM O COMENTÁRIO POSTADO PELO BLOG DO SANHAROL.
    BOM DIA...

    ResponderExcluir