Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 27 de abril de 2011

450 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.

Deputado Otacílio Correia.

A festa de São Sebastião em Várzea-Alegre era festejada entre os dias 10 e 21 de Janeiro de cada ano no sitio Boa Vista.

O administrador e zelador da Capela era o Senhor Chico Inácio. Na década de 1980, numa das festas mais animadas, os leilões eram muito rentáveis. Qualquer prenda apresentada pelo pregoeiro Oliveira Sátiro era arrematada por preço alto.

O pau da Bandeira era um bambu, uma taboca com mais de 25 metros de altura. No meio da animação e empolgado com a renda do leilão o Chico Inácio perguntou para o Deputado Otacílio Correia: Você já viu uma taboca maior do que esta? Apontando para o bambu, para o pau da bandeira.

O deputado respondeu: Já, já vi sim. Qual? Perguntou Chico Inácio.

A que você vai passar em São Sebastião!


3 comentários:

  1. O tempo passa, e com ele se esvai a vida, ficam apenas as lembranças, que aos pouco, vão sendo apagadas. A Boa Vista fez grandes festas para São Sebastião.

    ResponderExcluir
  2. Continua a festa de S. Sebastião da Boa Vista. Não tem mais Chico Inácio e talvez leilão, mas a taboca... é outro que dá! O mesmo do tempo de Chico Inácio...

    ResponderExcluir
  3. Meu avô materno, João Cesário, do Sítio Panelas - V. Alegre, também festejava em sua casa a festa do seu santo de devoção e "chará", São João. Na época, era normal a realização de quermeces e leilões em nome dos santos de adoração de cada lugar, para arrecadação de donativos e de verba financeira.

    ResponderExcluir