Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 20 de abril de 2011

TESTAMENTO DO JUDAS DO SANHAROL - Por Mundim do Vale.

Seu doutor tabelião
Eu quero nesse momento,
Pedir a sua atenção
Pra fazer meu testamento.

Pra meu sobrinho Morais
Que cuida bem de valor,
Eu deixo os trinta reais
Que vendi Nosso Senhor.

Para Cláudio eu vou deixar
Mil latas de leite ninho,
Que é pra ele alimentar
O meu netinho Joãozinho.

Não nego nada a herdeiro
Minha herança tá exposta,
Vou deixar meu tabaqueiro
Nas mãos de Giovâni Costa.

A forca é o meu destino
É essa a realidade,
Mas contrato Neto Aquino
Para contabilidade.

O Augusto vai ficar
Com a casa do Inharé,
Um bom lugar pra morar
Sem dar trabalho a Mazé.

O que mais tenho cuidado
É com o maneiro pau,
Quero que fique guardado
Com o mano Pedro Piau.

Pra Moacir vou deixar
Uma touceira de cana,
Para ele se lembrar
Do avô José de Ana.

Meu livro de poesia
Que eu ganhei de Bidim,
Guardei até hoje em dia
Pra deixar com o Mundim.

Para Duda minha neta
Que é cheia de mania.
Deixo uma roça completa
Plantada de melancia.

Meu violão afinado
Pra mim é a melhor coisa,
Quero que fique guardado
Com Sheila e Fernado Souza.

A minha bíblia sagrada
Vai ficar com Manoel,
E o cachorro de caçada
Com Patrícia e Samoel.

Dakson Aquino não, quer não
Por ser ele boa gente,
Mas pra sua coleção
Deixo um tonel de aguardente.

Meu cachimbo de fumar
É meu maior patrimônio,
Eu só confio deixar
Com meu neto Chico Antônio.

As coisas andam de Ré
Quem fala assim não é gago,
Vou deixar o Gravié
Pra Vicenta Santiago.

João Pedro meu secretário
Vai ficar com a tarefa,
De conservar o rosário
Que foi de Madrinha Zefa.

Para Nicolau Sabino
Vou deixar de coração,
A calça boca de Sino
O anel e o medalhão.

Buzuga eu deixo de graça
A bodega que eu gostei,
Pra ele vender cachaça
A João Sem Braço e Micrey.

Vou deixar no Sanharol
A minha boa piscina,
Para nos dias de sol
Artur brincar com Marina.

A minha vaca malhada
Era a melhor que eu tinha,
Mas já ficou separada
Para o Doutor Feitosinha.

Ali perto de Iremar
Eu tenho um grande terreno,
Mas já mandei registrar
Para Zé Bitu Moreno.

Eu comprei por aventura
Uma casa na Taíba,
Mas passei a escritura
Para Pinga e Tuíba.

Toda herança traz intriga
Tem sempre um é, mais não é,
Meu velho galo de briga
Fica pra Raimundo André.

Magnólia vai herdar
Meu roçado de feijão,
Pra todo dia almoçar
Aquele feijão com pão.

Doutor Sávio é de outro lado
Perto do sítio Traíras,
Mas não fica deserdado
Ganha a sexta das mentiras.

Meu Jesus peço perdão
Por meu erro cometido,
Pois eu estava perdido
No momento da traição.
Eu sei que botei a mão
Naqueles sujos dinheiros
E aqueles trinta cruzeiros
Foram a causa do pecado.
Mas eu peço ajoelhado,
Proteja esses meus herdeiros.

Mundim do Sanharol.

14 comentários:

  1. Testamento muito bem organizado. Espero que não tenha esquecido ninguém. Pois não quero confusão no meu ouvido.KKKKKKKKKKKKKKKKK

    Um abraço e Boa Páscoa!

    ResponderExcluir
  2. Um testamento que deixou todo mundo bem aquinhoado. Ninguem vai poder reclamar, especialmente Magnolia com o lastro de feijão. Vai matar a vontade de comer feijão com pão.

    Grande Mundim - Uma boa Pascoa para todos.

    ResponderExcluir
  3. Esse testamento não deixou ninguem de fora. Até a budega pra buzuga vender cachaça para João Sem Braço e Micrey foi comtemplada. KKKKKKKKKKKKK
    Boa demaisss..

    ResponderExcluir
  4. Meu amigo Nanun Piau
    Não pense que sou atrevido
    Por entrar no seu "quintal"
    Sem um conselho ter ouvido.

    Mas por favor não esquente,
    E faça logo uma troca,
    Me dê o tonel de aguardente,
    E dê ao Zé essa "broca"

    Ser Contador não me espanta,
    Mas bebo de quando em vez,
    E tomar um tonel de cana
    o Zé isso nunca fez.

    Então, poeta querido
    Em Fernando ou em Lalai
    esperamos voce, meu amigo
    Com tira-gosto, um balai.

    Mas para abrir o tonel
    Poeta, pelo amor de Deus
    Deixemos que este cordel
    Seja obra de um dos seus

    Chame o Claudio,ou Morais,
    Dr Sávio, ou Israel
    Pra beber com os demais
    toda a pinga do tonel.

    Neto Aquino.

    ResponderExcluir
  5. Mundim, o seu testamento
    Ficou muito equilibrado
    Eu pensei por um momento
    Que tinha se equivocado

    Mas foi tudo divido
    Conforme a lei antiga
    Tudo no tempo devido
    E sem provocar intriga

    E tudo ficou perfeito
    Conforme a gente gosta
    Não vou nem botar defeito
    Nessa bonita proposta.

    Só que eu fiquei sem nada
    Nem um "carocim" de arroz
    E fico encabulada
    Com o que pode vir depois.

    Abraço, chuvoso

    Claude

    ResponderExcluir
  6. Agradeço aos comentários e também
    ao finado Judas, afinal de contas eu também fui contemplado com o livro do saudoso poeta Bidim.
    Eu sugiro que o poeta Cláudio Souza
    ou Souza Sobrinho, recite o testamento para os herdeiros na quinta do judas no sanharol.
    Abraço de páscoa para todos.
    Raimundinho.

    ResponderExcluir
  7. Isso é um testamento arretado... Faltou nada prá ninguém....kkkkkkk
    Muito bommmmm !!

    Feliz Páscoa a todos !!!!

    ResponderExcluir
  8. Claude, você reparou bem?
    "TESTAMENTO DO JUDAS DO SANHAROL", tem nada pra nóis não, minha nega!KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Um beijão e Boa Páscoa a você e a sua família.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. É que a doida postou duas vezes o mesmo comentário.... Tá ficando biruta?

    Boa Páscoa a todos do Blog!

    ResponderExcluir
  11. Deixo pra Claude e Bibí
    As Flores da vizinhança,
    Uma rosa e um bugarí
    E um perfume da frança.

    ResponderExcluir
  12. Mundim do Vale

    Poeta, você tá mais pra mundão que pra mundim, mas uma coisa é certa, mudo você não é.
    Não fiquei com ciúme, por não ter sido contemplado com uma fatia do espólio do Judas, não mesmo. Já que com as trinta moedas de ouro foi comprado um cemitério... Sou supersticioso! Quero ser herdeiro dele não!rsrs
    Parabéns poeta excelente poema.

    ResponderExcluir
  13. Não há como negar que o testamento foi muito bem feito, assim como não há dúvida de que quem se deu melhor na PARTILHA foi o secretário João Pedro: o rosário de "Madinha Zefa" tem um valor inimaginável...Mas fiquei com uma dúvida: o rosário vem com ou sem a MEDALHA?
    A propósito, João pedro, o teu avô (ou teus tios) já te falaram a respeito da expressão "MELOU A MEDALHA DE MADINHA ZEFA?

    Uma segunda dúvida: Quando criança rondando PELOS TERRÊRO do sanharol, via TI JOSÉ e PADIM (Raimundo Bitu) disputando a POSSE DE UM CERTO "RIFLE"...Não percebi PRÁ QUEM JUDAS DEIXOU O "RIFLE"...se pros meninos de ti josé ou pros de padim...rs

    grande abraço a todos e parabéns ao poeta

    ResponderExcluir
  14. Mundin, esta minha herança
    Foi deixada num paiol,
    Pois, numa cesta, não cabe
    As lendas do Sanharol.

    Testamento perfeito. Um abraço.

    ResponderExcluir