Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 20 de julho de 2011

VERSOS DE PÉ QUEBRADO - Xico Bizerra.


Porto de Galinhas. Fim-de-semana na praia mais bonita do Brasil, quiçá do mundo, segundo a imprensa especializada. Tudo bem que na programação fazia parte uma reunião de condomínio mas isso era pinto pequeno diante do prazer do sol, do sal, do mar, do peixe recém-pescado e bem assado na barraca de Dona Branca. Por isso acordei de bom humor e dei bom dia ao travesseiro e ao lençol, logo ao levantar. À escova de dentes também cumprimentei como que agradecendo o seu escovar diário a proteger meus dentes. Saudei, alegre e risonho, o espelho que refletia um cabra de cabelos assanhados e ainda com remelas nos olhos. Com carinho, acariciei a toalha que me enxugaria dali a pouco. No café, antes de beber o suco de laranja, olhei para as laranjas irmãs daquelas que viraram suco e, como que a pedir-lhes perdão, passei-lhes as mãos carinhosamente. Até para o elevador que demorava a chegar dei bom dia quando de sua chegada. Estava feliz. Porto de Galinhas me esperava. Pegar estrada, cinqüenta quilômetros me separavam do paraíso. Na escada que dá acesso à garagem, a água da chuva que já se fora, o escorrego, a queda e a fissura no pé. Passarei pelo menos 15 dias sem cumprimentar o travesseiro, o lençol, a escova, o espelho, a toalha, as laranjas e o elevador. Só voltarei a fazê-lo quando tirar a bota de gesso que envolve meu pé esquerdo me privando do peixinho frito por Dona Branca. Por enquanto fico fazendo versos. De pé quebrado.

8 comentários:

  1. Prezado Xico.

    Por conta da escada que dá acesso à garagem ou da água da chuva ou do escorrego - a queda e a fissura no pé. O travesseiro, o lençol, a escova, o espelho, a toalha, as laranjas e o elevador pagarão. Uma coisa boa em tudo isso: Os versos de pé quebrado nos deleitam.

    Parabens.

    ResponderExcluir
  2. Literalmente de pé quebrado!
    Da próxima vez olha como pisa?
    Um abraço e retorno rápido a outras praias...

    ResponderExcluir
  3. É ESPERO QUE CONTINUE MESMO DE PÉ QUEBRADO, SEM QUEBRAR O PÉ DO VERSO

    ResponderExcluir
  4. Da próxima vez cumprimente a escada...e agradeça a São Pedro pela chuva...rs.

    Quanto a "praia mais bonita do Brasil" há quem discorde...

    De acordo com o The guardian em publicação de abril de 2009, seria Alter do Chão, no município de Santarém, oeste paraense, a MELHOR PRAIA DO BRASIL...

    De fato a praia é muito bonita e os peixes são quase que "preparados vivos"...a floresta amazônica e o rio Tapajós com seus quase 30km de largura em frente a praia são "só mais um detalhe"...

    Recomendação: Quando melhorar do pé vá a porto de galinhas...e nas férias VENHA(M) A ALTER DO CHÃO.

    Abraço a todos do blog

    ResponderExcluir
  5. Prezado Primo Ze Maguin.

    Falar que o Rio Tapajós tem 30 Kms de largura por nossas bandas é fato inacreditável para os nossos conterrâneos. Só quem conhece pode acreditar em um rio com a largura da distancia de Várzea-Alegre a Farias Brito.

    ResponderExcluir
  6. caro zé maguim,
    há quem discorde de tudo. só sei que as publicações especializadas em turismo elegem, por dez anos consecutivos, porto de galinhas como a praia mais bonita do brasil. eu nem acho tanto, mas não vou discutir com experts no assunto. quem sabe não seria alter do chão? o pará é 'chegado' a coisa bonita.
    abraços,

    ResponderExcluir
  7. Pois é 30km e na seca...rs.

    De fato eu também não acho Alter do Chão a mais bela...
    Aproveitei a oportunidade para "fazer a propaganda"...

    Quanto ao "peixe fresco" há um prato que é o ACARI ASSADO em que o peixe é levado à brasa ainda vivo...e o sal é o das próprias "tripas" do bicho...dizem que é bom mas...

    grande abraço a todos, melhoras pro xico e deixo o convite para aqueles que ainda não conhecem:
    VENHAM CONHECER A AMAZÔNIA.

    INTÉ

    ResponderExcluir
  8. Xico,

    São Pedro nos manda a chuva
    Nos fazendo um bom agrado
    Para mudar a paisagem
    Após dia ensolarado
    Colocando na poesia
    Mente sã em pé quebrado.

    Um abraço.

    ResponderExcluir