Porto de Galinhas. Fim-de-semana na praia mais bonita do Brasil, quiçá do mundo, segundo a imprensa especializada. Tudo bem que na programação fazia parte uma reunião de condomínio mas isso era pinto pequeno diante do prazer do sol, do sal, do mar, do peixe recém-pescado e bem assado na barraca de Dona Branca. Por isso acordei de bom humor e dei bom dia ao travesseiro e ao lençol, logo ao levantar. À escova de dentes também cumprimentei como que agradecendo o seu escovar diário a proteger meus dentes. Saudei, alegre e risonho, o espelho que refletia um cabra de cabelos assanhados e ainda com remelas nos olhos. Com carinho, acariciei a toalha que me enxugaria dali a pouco. No café, antes de beber o suco de laranja, olhei para as laranjas irmãs daquelas que viraram suco e, como que a pedir-lhes perdão, passei-lhes as mãos carinhosamente. Até para o elevador que demorava a chegar dei bom dia quando de sua chegada. Estava feliz. Porto de Galinhas me esperava. Pegar estrada, cinqüenta quilômetros me separavam do paraíso. Na escada que dá acesso à garagem, a água da chuva que já se fora, o escorrego, a queda e a fissura no pé. Passarei pelo menos 15 dias sem cumprimentar o travesseiro, o lençol, a escova, o espelho, a toalha, as laranjas e o elevador. Só voltarei a fazê-lo quando tirar a bota de gesso que envolve meu pé esquerdo me privando do peixinho frito por Dona Branca. Por enquanto fico fazendo versos. De pé quebrado.
"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".
Dom Helder Câmara
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Prezado Xico.
ResponderExcluirPor conta da escada que dá acesso à garagem ou da água da chuva ou do escorrego - a queda e a fissura no pé. O travesseiro, o lençol, a escova, o espelho, a toalha, as laranjas e o elevador pagarão. Uma coisa boa em tudo isso: Os versos de pé quebrado nos deleitam.
Parabens.
Literalmente de pé quebrado!
ResponderExcluirDa próxima vez olha como pisa?
Um abraço e retorno rápido a outras praias...
É ESPERO QUE CONTINUE MESMO DE PÉ QUEBRADO, SEM QUEBRAR O PÉ DO VERSO
ResponderExcluirDa próxima vez cumprimente a escada...e agradeça a São Pedro pela chuva...rs.
ResponderExcluirQuanto a "praia mais bonita do Brasil" há quem discorde...
De acordo com o The guardian em publicação de abril de 2009, seria Alter do Chão, no município de Santarém, oeste paraense, a MELHOR PRAIA DO BRASIL...
De fato a praia é muito bonita e os peixes são quase que "preparados vivos"...a floresta amazônica e o rio Tapajós com seus quase 30km de largura em frente a praia são "só mais um detalhe"...
Recomendação: Quando melhorar do pé vá a porto de galinhas...e nas férias VENHA(M) A ALTER DO CHÃO.
Abraço a todos do blog
Prezado Primo Ze Maguin.
ResponderExcluirFalar que o Rio Tapajós tem 30 Kms de largura por nossas bandas é fato inacreditável para os nossos conterrâneos. Só quem conhece pode acreditar em um rio com a largura da distancia de Várzea-Alegre a Farias Brito.
caro zé maguim,
ResponderExcluirhá quem discorde de tudo. só sei que as publicações especializadas em turismo elegem, por dez anos consecutivos, porto de galinhas como a praia mais bonita do brasil. eu nem acho tanto, mas não vou discutir com experts no assunto. quem sabe não seria alter do chão? o pará é 'chegado' a coisa bonita.
abraços,
Pois é 30km e na seca...rs.
ResponderExcluirDe fato eu também não acho Alter do Chão a mais bela...
Aproveitei a oportunidade para "fazer a propaganda"...
Quanto ao "peixe fresco" há um prato que é o ACARI ASSADO em que o peixe é levado à brasa ainda vivo...e o sal é o das próprias "tripas" do bicho...dizem que é bom mas...
grande abraço a todos, melhoras pro xico e deixo o convite para aqueles que ainda não conhecem:
VENHAM CONHECER A AMAZÔNIA.
INTÉ
Xico,
ResponderExcluirSão Pedro nos manda a chuva
Nos fazendo um bom agrado
Para mudar a paisagem
Após dia ensolarado
Colocando na poesia
Mente sã em pé quebrado.
Um abraço.