Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 22 de setembro de 2011

SEXTA DE TEXTOS - Sávio Pinheiro

Este ano, completamos 29 anos de muita dedicação e trabalho. A turma graduada em Medicina, pela Universidade Federal de Pernambuco, no ano de 1982, faz breve reflexão sobre o estado de saúde de seus componentes. Quatro já se foram. Outros, já possuem patologias em andamento. Um colega me pediu para escrever algo sobre este tão conturbado monento. O início da sexta década de vida.

NO BICO DO URUBU

Eu concluí medicina
No ano de Oitenta e Dois,
Ingeri muita cachaça
Antes, durante e depois,
Daí, temer o AMBU
E o bico do URUBU
A trinta anos depois.

Uma dor com sudorese
Chamada precordial
Poderá me conduzir
À pedra de um hospital.
Daí, temer o AMBU
E o bico do URUBU
Já que não sou imortal.

Se o fígado der o sinal
É que a cirrose chegou
Trazendo a desesperança
Que a “véa da foice” inventou.
Daí, temer o AMBU
E o bico do URUBU
Na vida que se esgotou.

Se, corro desesperado
Pra não perder o plantão,
Com o carro acelerado,
Posso ir à contra mão.
Daí, temer o AMBU
E o bico do URUBU
Evitando o rabecão.

Rara Hemocromatose
Causa hepatopatia,
E se não doar meu ferro
Levarei ferro, algum dia.
Daí, temer o AMBU
E o bico do URUBU
Se não fizer a sangria.

Por não parar de beber
Terei a Pancreatite,
E o álcool em demasia
Aumentará a minha Gastrite.
Daí, temer o AMBU
E o bico do URUBU
Depois da Peritonite.

Pensando no AVC
Sigla do “Ai, Vou Cair,
Quero avisar a você
Que devemos resistir,
Pois por temer o AMBU
E o bico do URUBU
Temos de nos redimir.

Pensando desta maneira
Peço a vós, moderação,
Vamos calcular os riscos
Da fase do cinquentão,
Pois por temer o AMBU
E o bico do URUBU
Previna sua Depressão.

Fim.

8 comentários:

  1. Dr. Savio.

    Sempre tive um carinho todo especial com os meus ex-colegas de classe, desde o Educandario Santa Inez até a Faculdade de Ciencias Economicas de Crato.

    Sempre os tive como irmãos. A vida é danada e, como os chumbos de uma espingarda soca soca, nos espalha mundo afora e, hoje em dia, não se sabe onde anda cada um.

    Mas outro dia, me bateu uma inveja danada de você, estive na cidade pernambucana de Cedro e conheci o Dr. Ilidio, um ex-colega seu.

    Nunca vi na terra um ente querer tanto bem, admirar e ter tanta gratidão como ele tem por ti.

    Parabens.

    Antonio Morais.

    ResponderExcluir
  2. Morais,

    Por coincidência, falei hoje com o Dr. Idílio e ele me falou de sua Pancreatite. Portanto, também se encontra no bico do urubu.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Zé Sávio, muito bom meu amigo, faço parte desse grupo e temo muito o bico do urubu.Parabéns pelo humor e criatividade inesgotáveis.

    ResponderExcluir
  4. Quem já passou dos cinquenta
    Não precisa ter cuidado,
    Porque por mais que se cuide
    É candidato a finado.
    Porque, temer o AMBU
    Se o bico do URUBU
    Começa onde tá furado.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom Dr. Sávio, mas se é para causar medo aos cinquentões, ai meu Deus!!!!!! Eu também já estou nessa turma.

    ResponderExcluir
  6. Dr. Sávio Pinheiro

    Belíssimo poema dando um alerta aos cinquentões beberrões! Esse quem deveria ler, embora já seja um pouco tarde, seria o Dr. Sócrates,internado recentemente no Hospital Albert Eisntein, com cirrose. Aqui em São Paulo eu vi, com esses dois olhos que a terra uma dia há de comer, um casal de médicos morrerem sobre o efeito da bebida alcoólica. Os dois frequentaram a Associação Antialcoólica do Estado de São Paulo, mas infelizmente já era tarde.
    parabéns pelo alerta!

    ResponderExcluir
  7. Sávio,

    O bico do urubu e' um pesadelo pra quem e' medroso. Xou bico de urubu quem quer tu pra tu?

    ResponderExcluir