Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 20 de novembro de 2011

019 - Por onde andam?



Edmilson Fernades Machado, o Alan, nasceu em Ribeirão Preto (SP) no ano de 1962.
José Nascimento Cardoso, o Aladim, nasceu em Visconde do Rio Branco (MG) no ano de 1956.

Formaram a dupla no ano de 1976, durante um concurso musical onde Aladim deu nota zero a Alan num concurso musical. Alan, antes da carreira artistica, foi torneiro mecânico. Aladim teve outras duplas com outros parceiros antes de formar a dupla Alan e Aladim e tocou quatro anos com João Mineiro e Marciano. Alan e Aladim gravaram o seu primeiro LP no ano de 1980, pela gravadora CBS/Sony Music com ajuda de Marciano(João Mineiro e Marciano). Na época a CBS estava investindo na área sertaneja, contudo fecharam seu departamento sertanejo e eles viram-se novamente sem gravadora. Mais uma vez Marciano os apoiou, levando a dupla para a Copacabana onde permaneceram até o último LP. Em seu 1º LP pela nova gravadora fizeram sucesso com a música ´´Parabéns amor``, mesmo assim ficaram quase três anos sem gravar. Gravam mais três álbuns, sendo um no ano de 1987 que vendeu quase um milhão de cópias e os consagrou em todo Brasil, um segundo no ano de 1989 que vendeu 200 mil cópias, cinco meses depois já haviam vendido 500 mil repetindo o sucesso do disco anterior e ainda o último álbum da formação original, que emplacou o sucesso "Remédio ou Veneno", no ano de 1991. Os maiores sucessos de Alan e Aladim foram as músicas ´´Dois Passarinhos e Liguei pra dizer que te amo``.

A morte de Aladim

A formação original terminou infelizmente em 1° de outubro de 1992, quando Aladim faleceu em decorrência de uma corriqueira cirurgia dentária aos 35 anos, a cuja anestesia o organismo do cantor desenvolveu uma alergia que causou uma parada respiratória deixando dois filhos (8 e 2 anos, à época). Este relato foi mostrado em 2006 no SBT Repórter. Boatos dizem, que Aladim foi enterrado vivo.

Novo integrante

Após a morte do parceiro, Alan buscou novas parcerias, formando dupla com Alex em 1993, não obtendo boa aceitação, e também com Nando em 1994, com o qual também gravou um disco, mas não deslanchou. Em 1996, formou novamente a dupla, onde a gravadora Copacabana fez uma seleção para encontrar um substituto que assumisse o nome artístico de Aladim, e o parceiro escolhido desta vez foi com Patrick, um cantor de músicas italianas nas noites de São Paulo, adotando Allan e Alladim. Gravaram 5 álbuns e após 11 anos da formação, se separaram. Recentemente formou dupla com Arnaldo dos Reis, irmão da dupla Gian & Giovani, mantendo o nome Alan e Aladim. Mas não fez o mesmo sucesso como era antes e em 2011 a dupla se desfez novamente.

4 comentários:

  1. O romantismo é um produto em extinção nos dias atuais. Está adormecido nas poucas pessoas que ainda têm a capacidade de amar a vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. disse tudo meu amigo essas musicas de hoje que so puxa pro lado da sexualidade não ta com nada sem conteúdo tenho 40 anos e ate hoje amo as musicas sertanejas de raiz eu e meu esposo isso sim que era musicas bos

      Excluir
  2. que triste eu amava suas musicas pena que tudo que ebom dura pouco

    ResponderExcluir
  3. Aladim... O verdadeiro. Estou falando da primeira formação, Cantava muito, voz forte e ao mesmo tempo suave. Se estivesse vivo colocaria no bolso qualquer cantor desses que aparecem no vídeo, e olhem a qualidade desses cantores, realmente ele não são fracos mas o talento do Aladim é incomparável, tanto que na época na minha opinião beirou a perfeição.

    ResponderExcluir