Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 22 de novembro de 2011

ESPERTEZA MATUTA - Por Vicente Almeida

Conta a história, que esse causo se deu lá pras bandas de Várzea Alegre no tempo do mil réis, no início do século passado, quando o animal de carga era muito valorizado e importante para todos.

Um matuto com sérias dificuldades econômicas, resolveu vender o único bem que possuia: A sua
burrinha. Chamou o seu compadre e lhe ofereceu por mil réis - bastante dinheiro para a época.

O compadre mais arremedeado, comprou e pagou dizendo amanhã eu vem buscar.

E no outro dia cedo chegou na casa do cumpade, e mantiveram o seguinte diálogo:

- Cumpade, vim buscar minha burrinha!

- Cumpade, ela morreu esta noite!

- Antão me devorve o meu dinheiro

- Num posso, já gastei!

- Então quero levar minha burrinha!

- Mais ela tá morta, exclamou o outro!

- Levo assim mermo e vou rifá. Falou sério o comprador. Em seguida pegou uma velha carroça, botou a
burrinha em cima e saiu.

Um mês depois se encontraram.

- Compade e a burrinha?

- Ora botei na rifa. Fiz cem biête dizendo que ela tava no pasto. Vendi noventa e nove biêtes, apurei nove mil e novecentos réis.

Dispois do sorteio fui com o ganhador buscar lá no pasto. Quando chegamo lá foi aquela supresa, ela
tava morta.

- Mas cumpade e num deu uma grande briga não!

- Deu sim, ai eu devorvi os cem réis do biête dele e fui enterrar a burrinha!

**********************************************************
Esta história é verdadeira, pergunte ao Morais e ao Cláudio Sousa que eles confirmam!

Escrita por Vicente Almeida
22/11/2011

8 comentários:

  1. EI TA VICENTE!!! "LEMBREI DO NETO AQUINO" NÃO ME COLOQUE NESSE FOGO DE BROCA NÃO ! EU SABIA QUE AQUI TINHA GENTE INTELIGENTE MAS DESSE TANTO NÃO. SERÁ DA FAMILIA DO RIMUNDIM ESSE GENIO???

    ResponderExcluir
  2. Compadre Vicente.

    Foi verdade.

    Quem botou a burra morta na rifa foi Borginho, o sorteado foi Chico Piau, e, quem vendeu os "biete" foi Zé Belo. Pode sair contando sem medo foi divera.

    Antonio Morais.

    ResponderExcluir
  3. É...

    Cláudio:

    Inteligencia até demais. Vendeu um bicho morto e lucrou mil por cento.

    Não sei se era família do Raimundim, mas quem sabe né? Vamos aguardar seu pronunciamento!

    Imagina se o ganhador viesse a saber da mutreta.

    Morais:

    Algum dia o Chico Piau ficou sabendo que ganhou uma burrinha pocotó mortinha da silva?

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir
  4. É verdade. O sorteado era meu parente, agora quem botou a burra na rifa foi Bogim mas quem vendeu os bilhetes foi Miúdo, irmão do bonequeiro Cláudio Souza.

    ResponderExcluir
  5. É...

    Ei Mudim:

    E Cláudio Sousa dizendo que não sabia de nada né? É bonequeiro mesmo hein?

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir
  6. Caro Vicente, não expressarei minha opinião, em respeito primeiro a você e segundo a este blog. Abraço fraterno. Fatima Bezerra.

    ResponderExcluir
  7. É...

    Fátima:

    Acho que você não entendeu a mensagem oculta neste pequeno conto.

    Não há por que deixar de comentar em respeito a mim ou ao Blog.

    Vamos esclarecer melhor:

    Este é um conto de ficção - Imaginação do autor. Qualquer semelhança com fatos ou pessoas terá sido mera coincidência.

    Abraços do

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir
  8. É, Vicente, me desculpe. Eu não entendi. É que eu sou meio lenta. Abraço fraterno. Fatima Bezerra.

    ResponderExcluir