Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 12 de novembro de 2011

Proezas dos meus netos.



João Pedro e o poeta Mundim do Vale, Aluísio e o avô.

João Pedro e o Aluísio estão  naquela fase da danação. Não tem quem  possa saber qual dos dois tem mais energia e qual é  mais danado. Não param um segundo. O pai come fogo para dar conta  dos arranhões  nas pernas e galos nas testas. João Pedro é muito fastiento,  não se alimenta direito, dar um trabalho danado para comer. Já o Aluísio come o que  ver pela frente. Ontem estavam numa brincadeira e  terminaram  se desentendendo e chorando. A mãe resolveu botar moral. Colocou os dois, lado a lado, no sofá e começou um sermão sob os olhares atentos dos dois: 

Olhem vocês dois, quando eu me casei eu pedir um filho a Deus e Ele me deu João Pedro.  Depois eu pedir outro filho para fazer companhia e ser amigo de João Pedro e, ele me deu você Aluísio. Vocês tem que serem  amigos. E eles com as butucas de olhos mirados na direção da mãe que continuava com a cantilena: Quando João Pedro tiver uma coisa é para oferecer ao Aluísio. É para falar: Aluísio você quer  um pedaço da minha laranja ou da  maçã? E o Aluísio bem serio interrompeu o sermão da mãe dizendo: Eu quero. 

O Pai desandou numa gargalhada e a moral da mãe foi por agua abaixo.

7 comentários:

  1. Quando eles forem adultos dirão: mais que velho mais besta era esse nosso avô.

    ResponderExcluir
  2. Morais,

    Esperto, o Aluísio. Ás vezes, é assim: só ouve o que quer.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Ei, Morais,

    Nós que já somos avós somos taxados de bestas, mas somos mesmo é muito sabidos porque sabemos trazer essa alegria de curtir a vida dos netos pra dentro do coração...

    Pobre de quem não sabe desencavar alegria das pequenas coisas da vida...

    Abraço e bom final de semana

    Claude

    ResponderExcluir
  4. deMorais, acho que eles terão muito afeto para recordar à vida toda.
    Seja besta, faça a sua parte e seja feliz. É isso que importa.

    ResponderExcluir
  5. OS AVÓS PODEM SER CHAMADOS DE BESTA E E U DE LOUCO RINDO SOZINHO AO LER MAIS ESTA. ESSA EU NAO SUPORTEI. TEM PERGUNTAR SE O ALOIZIO QUER - "EU QUERO".

    ResponderExcluir
  6. Dr. Savio.

    Você não é avô ainda. Fique só invejando.

    Claude.

    Você é avó, sabe como é prazeroso caducar com os netos.

    Artemisia.

    Eu aproveito todas as oportunidades. Curto muito os meus netos.

    Não conto as historias da neta Thaysinha, a primeira, porque ela com os seus 15 anos, já uma mocinha, me pede segredos, e, eu obedeço.

    Claudio.

    Você conhece bem as peraltices dos dois. Já esteve no Sanharol e comprovou. O Aluisio é serio, as vezes passa por mim, olha de soslaio e diz: Morais.

    João Pedro é um doce. Não é a toa que dizem que parece com o avô.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. É...

    Neto é sempre um prato cheio de peraltices e alegrias para os avos.

    Eu tenho dez, alguém tem mais ai?

    Vou contar a mais rescente da Júlia, a caçula:

    Estávamos no jardim quando o pai lhe chamou para ensinar o dever, e ela se escondeu e disse: Vô num diz que eu tô aqui!

    Eu falei, mas você precisar fazer o dever de casa.

    Ela prontamente respondeu: Vô meu pai não vai saber me ensinar: "Ele nunca foi à escola".

    Mais júlia como é que um advogado nunca foi à escola? - Não sei... E ela fechou questão.

    Fazer o que né?

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir