Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 15 de março de 2012

A lei de Chico de Brito IV - Por Eloi Teles de Morais

Espalhou-se na cidade
E noutras do cariri
E também pelo nordeste
O que se passou aqui
E foi assim um agito
A lei de Chico de Brito
Fez historia no porvir

Ao chegar em Fortaleza
A noticia do conflito
Coronel Franco Rabelo
Mesmo estando um pouco aflito
Com aquele grande ato
Aprovou nascer no Crato
A lei de Chico de Brito

E mandou logo emissário
Com força policial
Para dar a cobertura
Ao seu prefeito legal
E a instrução foi cumprida
O Crato mudou de vida
No passo municipal

Hoje quando se discute
Olha você tá errado
E que lei é essa sua
Que só beneficia um lado
O cabra diz esquisito
É a lei de Chico de brito
E eu falei tá falado

Olha, isso não tá certo
Não entendi isso não
Isso tá fora da regar
E tá fora da razão
E o cabra dá um grito
É a lei de Chico de brito
E está finda a questão

Não sabia o Coronel
Que aquele seu aparato
Ia ficar na historia
Como um marcante fato
Hoje é comum este dito
É a lei de Chico de Brito
É a historia do Crato

Assim o Chico de Brito
Participa da historia
Uma cidade se faz
Resgatando sua memoria
Seja dentro da razão
Ou na marra como então
Tudo é gloria, tudo é gloria

E no meu próximo cordel
Mais alegre e mais feliz
Eu vou contar como foi
Em relatos bem sutis
De Chico de brito a queda
Pagou na mesma moeda
O que fez com Antônio Luiz.

Fim

2 comentários:

  1. Assim terminamos o Cordel do Eloi Teles. Ficou claro o significado da Lei de Chico de Brito. A lei do mais forte, do mais valente, de quem tem poder.

    ResponderExcluir
  2. Compadre Morais

    Acompanhei todas as postagens sobre a lei de Chico Brito.

    É surpreendente e eu nada conhecia.

    Quanto ao autor Elói Teles de Morais tenho indeléveis recordações. Cito somente uma:

    Na década de 80 eu tinha uma loja de artigos de presentes na rua Dr. João Pessoa em Crato-CE denominada "Ana Faceira Presentes".

    Muita gente me confundia e me chamava Dona Ana.

    Na verdade "Ana" era a terminação dos nomes de cada uma das minhas cinco filhas.

    Mas vamos ao que interessa.

    Elói Teles, como nosso amigo e grande companheiro, sempre que ia ao centro, entrava em minha loja para falar das novidades. Lá na loja ele tinha uma cadeira cativa.

    Mantínhamos grande publicidade em seus programas radiofonicos.

    Certo dia ele chegou na loja, se esparramou na cadeira e começou a rir em demasia. Olhei para ele e perguntei, o que foi seu Elói tem circo pela rua hoje é?

    Ele então falou:

    - Valdênia, vinha eu aqui para a "Ana Faceira" e antes lembrei de passar na Dra. Ana Lucrécia para ver se arrancava uma publicidade dela.

    - Cheguei em seu consultório e me dirigi a sua atendente falando assim:

    A Dra. Ana Faceira está? A atendente me olhou com uma cara amarrada e disse - Está em atendimenteo e vai demorar um pouco.

    - Respondi, Tudo bem posso aguardar. Havia muitas mulheres na sala que dirigiram um olhar estranho para mim. Puxei uma cadeira e me sentei.

    - Comecei a passar de memoria a lembrança de que em seguida devia ir para a Loja "Ana Faceira".

    - Qual não foi a minha surpresa quando me toquei que havia chamado a médica de Dra. Ana Faceira.

    - Ao perceber a garfe, a vergonha foi tamanha que me levantei de mansinho, sai como um ladrão e ao chegar na rua respirei fundo. E agora tou aqui sem saber como retornar lá.

    ResponderExcluir