Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 22 de maio de 2012

Coronel Antonio Correia! Dudau, pra que serve verador? - Por Antonio Morais



Sou totalmente favoravel a determinação do Superior Tribunal Eleitoral que limitou o numero de vereadores. Embora, hoje em dia, eles próprios já tenham criado leis  aumentando  as composições das camaras.

Vou  contar três fatos que  ilustram bem  a insignificancia  de um vereador e de seus serviços:

Várzea-Alegre.

01 - Em 1912, o prefeito municipal de Várzea-Alegre Coronel Antônio Correia perguntou para Dudau para que serve um "verador", isso mesmo um "verador", não errei a ortografia. Dudau respondeu: para fiscalizar o executivo. "Ora mais tá", se eu preciso que ninguém me fiscalize! Respondeu o prefeito.

02 - 40 anos mais tarde,  os vereadores capitaneados pelo seu presidente foram fazer uma visita de cortesia ao  novo delegado de policia. A autoridade estava matando palavras cruzados, de cabeça baixa e continuou. O presidente falou: Bom dia Delegado, nós somos  da camara municipal e estamos aqui para fazer uma  visita de cortesia ao senhor. Ele levantou a cabeça e respondeu: eu quero que vocês saibam que vereador e merda pra mim são a mesma coisa.

03 - Estas duas historias podem ser contestadas porque não se tem testemunhas, mas a que segue é mais vergonhosa ainda e, eu vi: Na gestão do Dr. João Eufrásio tinhamos dois vereadores denunciando, atacando no que de mais sagrado um ser humano pode ter: a honra. E, dois defendendo com unhas e dentes. Na gestão do José Helder a coisa se inverteu. Os dois que  atacavam passaram a defender e os que defendia passaram a atacar, na mais deslavada falta de compostura e vergonha já vista, por desconhecer  o que de bom existia nas duas administrações. 

Duvido que exista um só projeto de iniciativa de um vereador. Tudo vem pronto do executivo para ser assinado pelos  que apoio o prefeito e  rejeitado pelos que não apoiam. Nem discutir  sabem. São a favor ou contra em nome dos seus chefes.

Portanto precisamos de mais médicos, dentistas, professores, escolas,  postos de saúde. Vereador não se  sabe que utilidade tem desde os tempos do Coronel Antônio Correia.

2 comentários:

  1. Antonio Morais

    Aqui onde moro, grande são Paulo, está acontecendo quase igual Ai, com uma diferença o prefeito, que é do PSB conquistou, não se sabe de que forma, o apoio da maioria, mas depois de uns escandalosinhos ocorrido no município ficou a câmara composta assim: Quatro que foram presos na operação cleptocracia apoiam o governo, mas não podem declarar, os que estão soltos, e que apoiavam também o governo, agora são oposição e apresentam candidatos. Até pouco tempo os impolutos edis defendiam com fervor "interesse" o atual prefeito. Agora todos discursam contra o atual prefeito. A impressão que dá é a de que o erário foi feito para ser roubado!

    ResponderExcluir
  2. Prezado Francisco.

    Ainda me lembro do tempo em que o vereador não recebia salario. Prestava um serviço voluntario. Outro dia me encontrei com um vereador e ele me pediu uma ajuda na proxima eleição. Sabe qual o projeto que ele apresenta? Completar o tempo de se aposentar.

    ResponderExcluir