O semeador semeou a Palavra de Deus para os filhos de Deus, possivelmente várias vezes ao dia. Sempre que lemos ou ouvimos algo da Bíblia, essa semente está destinada a dar fruto. No entanto, ela tem de penetrar em nosso coração, “porque dele procedem as fontes da vida” Provérbios 4.23.
É no coração que tomamos decisões, e é onde a vontade é formada. De fato, é no coração onde determinamos se daremos fruto ou não. A semente em si mesma é boa, pois “a palavra de Deus é viva e eficaz” Hebreus 4:12. Portanto, se não produzimos frutos, a causa está no estado do solo de nosso coração. Será que ele está tão endurecido que se tornou impermeável à Palavra de Deus?
O que pode torná-lo duro? São as coisas más que nos cercam e nos contaminam diariamente? É a rotina cotidiana? Ou ficamos endurecidos exatamente por ouvir tanto a Palavra que acabamos como os israelitas no deserto, enojados do maná (Números 11.6; 21.5)?
Será que a leitura da Bíblia se transformou em uma tarefa tediosa que fazemos somente para acalmar a consciência? Quantas vezes temos sido admoestados pela Palavra, e simplesmente a ignoramos! Ou talvez a aceitemos apenas por um momento, mas depois permitimos que o diabo venha e arrebate a mensagem. Muitos não desejam ouvir. Como isso deve entristecer o Semeador, o Senhor Jesus, que age por meio de Seu Espírito!
Nenhum comentário:
Postar um comentário