Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 4 de junho de 2013

DO TEMPO DO BUMBA - Por Mundim do Vale.

SERÁ  SE  ELE  NÃO  FOI  PRA  CARIUS?

No início da década de cinquenta do século passado, aconteceu em Várzea Alegre – Ce, o casamento de Raimunda Sobreira ( Mundinha. ) Com um rapaz de nome Jerônimo.
Depois do casamento a família fez um jantar de comemoração para os noivos e alguns convidados e em seguida o casal foi dormir.
Quando foi de madrugada o marido levntou-se e falou com a esposa:
- Mundinha eu vou alí na padaria para comprar o pão e volto já pra nós terminar o serviço. Na compra do pão Jerônimo desapareceu e pelas dificuldades de comunicação e transporte da época, ninguém teve mais notícias dele. Mundinha e sua família achava que Jerònimo tivesse morrido no meio do mundo.
Vinte e dois anos depois chegou um cidadão no café de Socorro Sobreira. Pediu um doce e começou a conversar:
- Mais Rajalegue tá muito diferente, tá grande.
Socorro perguntou:
- E o Senhor é daqui?
- Eu já morei aqui, eu até casei com uma moça daqui.
- E como era o nome dela?
- Mundinha Sobreira.
- Apois ela é minha irmã. Isbarre aí qui eu vou mandar Ginu chamar ela.
- Ginu. Vá lá na rua do capim e diga a Mundinha minha irmã que venha aqui no café urgente.
Quando Mundinha chegou que viu quem ela pensasse que fosse finado, pulou em cima dele, entrançou as pernas nele e gritou:
- Geromo, meu fí. Adonde era qui tu tava omi de Deus? Nós pensava qui tu tinha era murrido.
- Eu tava ali no Carius.
Para o reencontro fizeram um novo jantar, convidaram; Acelino Lendro, Fatico Fiúza e Vicente Cesário. Depois do jantar o casal foi para a segunda lua de mel.
Quando foi de madrugada Jerônimo levantou-se e disse:
Mundinha fique aí qui eu vou comprar pão e leite pra nós merendar.
Mundinha como estava muito cansada, só fez dizer:
- Mais num vá iscapulir de novo não!
Só foi o que deu. Jerônimo desapareceu novamente e mesmo com a comunicação e o transporte já mais adinatado, não teve quem soubesse o paradeiro dele.
Uma semana depois estvam os convidados conversando com Mundinha no café, quando ela disse:
- Eu acho qui Jeromo num tem o juízo certo não. Cuma é qui uma pessoa pode se sumi desse jeito?
Vicente Cesário peguntou:

- Será se ele num foi pra Carius?

Nenhum comentário:

Postar um comentário