Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 11 de julho de 2013

CAUSOS LÁ DE NÓS - Por Mundim do Vale.

MELADOS  NO ROÇADO.

Dedicado aos primos do Roçado.

Sempre que eu vou a Várzea Alegre, O primo Nonato Souza, inventa umas pescarias e colheitas de mel no Roçado de Dentro. Em abril de 2011, eu passava uns dias por lá e foi marcado uma colheita de mel na propriedade do primo Geraldo Vieira.

Ao apicultores eram; Eu, Vieira Neto, Wilson, Nonato Souza, Felipe Souza, Pedro Souza Neto e Geraldo Meneses.

Descemos para as mangueiras com o material de trabalho; Roçadeiras, Caixas de ovos para a fumaça, Baldes para colocar as capas e cachaça para os apicultores, que foi o primeiro mel. Vieira e Wuilson subiram para fazer a fumaça, Pedro Neto ficou no tronco com os baldes, Nonato e Geraldo só apareceram depois das abelhas entoxicadas e o mel colhido. Felipe Souza ficou  a vinte metros do lado sul e eu fiquei também a vinte metros do lado norte. Uma hora lá Felipe gritou:
- Ei. Raimundinho, venha pra cá que as abelhas são conhecidas, elas não ferroam não.
Eu fui na direção do Felipe gritando também:
- Eu vou mas você tem que me apresentar a elas.

Nós não sabíamos que as abelhas ficam mais violentas com barulho e com fogo. Pois além do barulho que a gente fazia, Felipe inventou de atender o celular,mas foi só que deu, as abelhas atacaram que ninguém via mais nem a luz do celular.

Felipe fez carreira na direção da casa de Antônio do Sapo e de lá pegou a estrada no rumo da Formiga. Se botasse aquele garoto na corrida do Dr. Favinho, bastava dizer que tinha abelhas, que ninguém tomava o primeiro lugar dele.

Quando Felipe correu eu entendi que todas as abelhas tinham saído no cortejo dele. Eu comecei a rir contando a comédia para os que não viram e para completar inventei de acender um cigarro. Mas praque eu fui fazer aquilo, as abelhas formaram uma nuvem sobre a minha cabeça e elas eram bem organizadas, tinham até comando. Mas eu não esperei para apreciar aquela organização não. Arranquei na mesma rota do Felipe. Na minha carreira passei o Riacho da Formiga sem notar,  fui alcançar o Felipe já na torre da Rádio Cultura. Antes dele dizer alguma coisa eu fui quem disse:
- Felipe. Você fez uma desfeita com as suas conhecidas, não despediu-se e elas estão vindo aí para tomarem satisfação.

Quando acabei de falar nós já ouvimos o barulho delas. Felipe correu pela direita e eu pela esquerda e fomos bater na capela do Varjota. Lá foi que eu notei que algumas delas tinham retornado ao Roçado. Mas mesmo assim, ainda tinha uma dúzia delas no bolso da minha camisa e mais de vinte no pescoço e nas orelhas do Felipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário