Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

São Braz ou Santo Ambrósio - Por Antonio Morais


Joaquim Piau, gente finíssima, como se diz, hoje. É um misto de alegria e saudade rememorar tão adorável criatura, tão dedicado amigo.

Cidadão dos mais benquistos, na nossa terrinha, pelo seu valor, inteligência, caráter, respeitabilidade. Foi, por muito tempo, titular do Segundo Cartório, cargo que desempenhou com absoluta integridade.

Homem inteligente, versejador de classe. Amigo leal e pai de família exemplar, nosso perfilado foi dos conterrâneos que mais admirei e a quem rendo minha mais merecida e sincera homenagem. 

Joaquim Piau deixou um punhado de filhos tão bons quanto ele. 

Acho que muita gente conhece ou ouviu falar na historia da imagem de São Bráz verenada como sendo de São Raimundo. Eu sou um daqueles poucos que  entende que o engano foi com o Santo Ambrósio, essa imagem que está no altar mor da igrela matriz ao lado de São Raimundo. 

Preciosidade do Joaquim Piau.

Viajando para Fortaleza, de passagem pelo Icó, um padre sentou na cadeira do lado. Coversa vai, conversa vem, lero saudável, chegando no destino, ao se despedir o padre perguntou: O senhor é de onde? 

Respondeu - de Várzea-Alegre. 

O padre não poupou: terra de povo besta, passou trinta anos rezando para um santo diante da imagem de outro.

Joaquim Piau  emendou: E, os mais bestas eram os padres que tiravam as rezas.

Comentário:

Alem da homenagem merecida ao patriarca da "piausada", levanto uma polêmica quanto ao engano das imagens - "São Raimundo/São Braz". 

Josefa do Sanharol, minha avó, pessoa muito ligada a igreja informava que a troca fora com "Santo Ambrosio", a imagem que se encontra no altar mor da igreja matriz, no lado esquerdo de São Raimundo.

Está informação me faz credora da mais pura verdade, visto que em nenhum outro altar ou lugar se tem conhecimento da imagem de São Braz. Será que quando corrigiram o engano jogaram a imagem fora? Improvável.

Um comentário:

  1. Como a historia de Várzea-Alegre nunca é definitiva a imagem que confundiram com São Raimundo foi a de Santo Ambrósio e não a de São Braz.

    ResponderExcluir