Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

Três gerações reunidas - Por Pedrinho Sanharol.

 

O Tempo? 

Ah o tempo. Às vezes corre depressa quando não queremos. Às vezes é lento quando queremos que passe logo. Às vezes não reparamos que ele está passando. Às vezes só reparamos quando queremos revivê-lo. 

Mas, uma coisa é certa, ele não volta.

Dia 22 de Abril de 2023 juntamos três gerações, na residência do Dr. Menezes Filho, no Sanharol. Levamos um lero admirável sobre a memória e história de nossa terra, mestres e aprendizes, de 90, 70 e 60 anos, rememoraram histórias de nossos antepassados, que passamos aos mais jovens com a finalidade de evitar que caiam na vala profunda do esquecimento.

Hoje em dia, poucos sabem que Várzea-Alegre já foi terra do arroz, sua produção atendia ao consumo de toda região sul do Estado do Ceará.

Dr. Pedro Sátiro, 93 anos disse que em 1943 o pai dele, Joaquim de Sátiro colheu 353 quartas de arroz. Antônio Alves de Morais, 72 anos, afirmou que ouviu Joaquim de Sátiro afirmar para o pai dele que havia colhido 353 quartas de arroz naquele ano, que tinha armazenado 644 quartas dos anos anteriores perfazendo 997 quartas, e, que comprou três quartas ao compadre João Luzia para perfazer as 1.000 quartas. 

Vicente Menezes Neto, na foto com os dois, ouviu a história com bastante atenção, e, certamente fará a disseminação do que ouviu para todo aquele que interessar conhecer a memória dos nossos antepassados. 

6 comentários:

  1. Foi um final de semena prazeroso. Revi muitos parentes e amigos. Visitei e conheci o Memorial Joaquim de Sátiro, um local de aprazivel historia familiar. Parabens aos idealizadores .

    ResponderExcluir
  2. A saudade mata a gente! Gosto muito de ouvir as histórias dos meus antecedentes. Tem muitas histórias bonitas e algumas tristes. Ainda hoje sinto o cheiro da casa dos meus avós.

    ResponderExcluir
  3. É lamentável que o município que já foi o maior profutor de arroz do Ceará, hoje prsticamente não produz nada da referida cultura. No meu livro TROPEIRISMO NOSSO, destinei um artigo a esta triste história da agricultura varzealegrense. Parabéns a todos pelo encontro de trés gerações.

    ResponderExcluir
  4. Uma quarta correspode a quantos quilos, meus caros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse anónimo que não sabia o peso de uma quarta, sou eu Givaldo Arraes. Kkkkk

      Excluir