Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 19 de março de 2016

A crônica do domingo: Que diabo significa esta expressão “caráter republicano”? – por Armando Lopes Rafael (*)


    Quem acompanhou nesta semana, que hoje finda, o deprimente noticiário político da mídia brasileira deve ter ouvido de alguns políticos (sempre eles!) a utilização das expressões: “de forma republicana”, ou “caráter republicano(sic). Como não existe nenhuma “tradição republicana” no Brasil, e como – para o povo comum – república foi e continua sendo sinônimo de desorganização (basta lembrar as antigas e atuais  “repúblicas de estudantes”), fui pesquisar o que seriam essas expressões ditas “republicanas”...
    Segundo Carlos Olivieri: “Ao se falar em república, nos dias de hoje, a primeira coisa que se pensa (de forma equivocada) é que estamos diante de um sistema de governo cujo oposto é a monarquia. Neste último, é a hereditariedade que determina o governante (o rei ou a rainha de hoje é o herdeiro do monarca anterior); enquanto na república o governante é eleito direta ou indiretamente". E continua o jurista: “Em primeiro lugar, república vem do latim res publica que significa "coisa pública", "coisa do povo". Nesse sentido, um governo republicano é aquele que põe ênfase no interesse comum, no interesse da comunidade, em oposição aos interesses particulares e aos negócios privados (Sic). Sob esse ponto de vista, a república não difere somente da monarquia, mas também da aristocracia e da democracia, conceitos que ressaltam o princípio do governo: de um, de alguns ou do povo. Ao contrário, a república se volta para a finalidade do governo: o interesse (o bem) comum”.
   Ah! Bom. Quer dizer que agir de “forma republicana” é agir com a finalidade de “atingir o interesse (o bem) comum”. Tá explicado porque essa "ré-pública" nunca funcionou no Brasil... E porque ela mostrou definitivamente sua verdadeira cara no regime lulopetista, que nos governa desde 2003...
    E pensei com meus botões: Graças à divulgação de uma conversa telefônica entre o esperto ministro Jaques Wagner com o “troglodita” presidente do PT, Rui Falcão, durou pouco a versão de que a entrada de Lula no Ministério da Casa Civil de Dilma teve “caráter republicano”, como ela própria – de boca cheia – apregoou na TV.
     Segundo Dilma a volta de Lula visaria unicamente a reforçar o time do fracassado governo da “presidenta incompetenta”. Mas, depois da conversa entre Jaques Wagner e Rui Falcão todos ficamos sabendo (e não resta mais nenhuma dúvida!) que a real motivação para Lula assumir o posto foi assegurar-lhe foro especial por prerrogativa de função (ou seja, o “foro privilegiado” previsto na 7ª  ( eu escrevi: sétima) constituição republicana brasileira e, assim, evitar que ele fosse preso pela Operação Lava Jato, pelas propinas recebidas de empreiteiras.
Como gosta de dizer o "presidente-operário": Nunca antes na História deste país se viu escancarada tramoia tão “antirrepublicana”! Com licença da má palavra.

 (*) Armando Lopes Rafael é historiador

2 comentários:

  1. Prezado Armando - Dilma conseguiu trazer a Lava Jato para o Palácio do Planalto. E, o pior, partindo para o desacato as autoridades declara em seus desastrados discursos : Republicana, republicano e republicamos. Na gravação está bem clara e pronunciada uma coisa, na tentativa de justificar para população fala outra coisa. Ser republicano para o PT é mentir, enganar, fazer o povo de mané com a maior desfaçatez e cara de pau.

    ResponderExcluir
  2. O mais triste é que, a cada dia, surge mais provas de que quem comandava o esquema de propinas era Lula. Delcídio do Amaral (senador e ex-líder de dilma no Senado da República) deu entrevista afirmando isso à revista VEJA, cuja edição (com a entrevista)já está circulando hoje em todo o Brasil...Ah! governicho republicano!

    ResponderExcluir