Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Recordar é viver duas vezes...

Diz o dito popular.  Há oito anos, o jornalista Gilberto Dimenstein, da “Folha de S.Paulo” em meio ao “ôba-ôba” da população (aí incluída povão e elite) e do puxa-saquismo da mídia e dos políticos feitas em torno do “presidente-operário” Lula da Silva e a sua ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, escreveu no dia 7 de setembro de 2009, o abaixo:

“Independência de Lula é bobagem – por Gilberto Dimenstein
Embalado pelo clima pré-eleitoral, o presidente Lula disse que o pré-sal é a segunda independência do Brasil. É uma enorme bobagem. Se recursos naturais garantissem civilidade, não haveria tantos países tão autoritários e corruptos nadando em petróleo, a começar de nossa vizinha Venezuela. Há muita gente, aliás, que diz o contrário - o excesso de recursos naturais não estimula investimentos em ciência e tecnologia.
Daí que toda essa euforia em relação ao pré-sal ainda não conseguiu me animar, até porque vejo que querem dar mais poder ao Estado, que, no Brasil, muitas vezes é privatizado por interesses corporativos, políticos e empresariais. Sem contar que o petróleo é um produto que polui.
Por isso, o que mais me interessa nesse debate é se, com esse dinheiro do petróleo, haverá mesmo um fundo de estímulo à geração e disseminação de conhecimento, com gastos em educação, ciência e tecnologia. A segunda independência do Brasil (ou talvez até seja a primeira) pode ser comemorada, de fato, quando tivermos educação pública de qualidade para todos. É a educação que garante autonomia e independência dos indivíduos. Não me sinto comemorando nossa independência nem com petróleo nem com parada militar. Muito menos nesse ano, quando se comemora o fechamento de um negócio. A presença do presidente francês sela o acordo de compra de bilhões em armamentos para o Brasil.
Dilma & Lula no auge da glória... atrás, Edson Lobão, o senador do Maranhão que votou a favor do impeachment
-----------
2016...
A Petrobrás vende seu patrimônio para escapar da falência... Os governos do PT já passaram para a história como os mais corruptos da era republicana brasileira... Dilma foi cassada pelo Congresso Nacional pelo “conjunto da obra” do seu governo, que trouxe de volta a inflação, provocou a maior onda de desemprego na vida do Brasil em todos os tempos, cometeu crime de responsabilidade contra a Constituição, quebrou os fundos de pensão das estatais, fez o Brasil perder as notas de investimento no exterior, trouxe – enfim – o descalabro administrativo... e a Venezuela? quebrou que rachou! não tem alimentos, remédios e, sequer, papel higiênico...Ah! as voltas que o mundo dá...
“O tempo é o Senhor da razão”, diz a Bíblia! Nunca uma verdade foi tão clara como esta!

Postagem: Armando Lopes Rafael

Um comentário:

  1. Viver uma vez já é muito bom. Que dirá reviver ou viver uma segunda vez para ver o fracasso dessas desgraças desocupando os palácios e o puder onde nunca deveriam ter chegado porque nunca mereceram. Bom vai ser viver o dia de vê-los na cadeia.

    ResponderExcluir