Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 5 de outubro de 2017

A lição deixada por Dom Pedro II

Imperador Dom Pedro II sempre fitou os brasileiros com o olhar de sinceridade de quem agiu com competência e honestidade

O próximo dia 15 de novembro, data que o calendário assinala a “Proclamação da República”, efeméride que nunca foi comemorada pelo povo, vai encontrar o Brasil na pior crise política-econômica-social da sua história. A população não acredita mais nos políticos e está órfã de sadias lideranças para administrar esta grande nação.

Voltemos nosso pensamento para aquele que, ainda hoje, é considerado “O maior dos brasileiros”. Quando Dom Pedro II foi expulso do Brasil recusou todo tipo de dinheiro como forma de indenização que a República lhe ofereceu. E ainda deixou esta lição, quando declarou: "Quem pensam que são esses que me depuseram, para dispor do dinheiro público assim? Que mandem construir escolas com esse dinheiro."

Não moveu sequer uma palha, nem mesmo usou a força para conter a sua queda. Saiu humilhado, mas de cabeça erguida, pela porta de frente, do local onde dedicou toda a sua vida – com competência e honestidade – para a grandeza do Brasil.

15 de novembro não é um dia de comemoração, é um dia de tristeza, porque a República só trouxe desgraças ao país e nos forçou a caminhar cada vez mais para trás.

Desde 1889, quando cometemos a injustiça de expulsar dom Pedro II do Brasil, o país passou por várias tentativas republicanas, mas o tempo provou que a República é inoperante... Em tempos de crise institucionalizada, vemos a monarquia novamente crescer e entrar nas discussões dos brasileiros.

Um projeto no site do Senado, um dos mais apoiados, pede a restauração do Império... Um processo longo, que precisaria ser debatido profundamente, mas que já é um passo... Precisamos voltar a pensar no Brasil em primeiro lugar, e em todas as situações de socorro, a Coroa ajudou o Brasil.
Foi assim em nossa independência, quando Dom Pedro I liderou este processo. Foi também assim durante o período regencial, quando precisamos coroar dom Pedro II para pacificar a nação...
A monarquia está sempre pronta e a serviço do país.
(do site “Dom Pedro II” – postado por Armando Lopes Rafael)

Um comentário:

  1. Eu duvido que você, na infância, tenha travado conhecimento com um conto oral que começa assim : Era uma vez um presidente da republica.

    Não é verdade?

    Sempre se diz : era uma vez um rei.

    Do monarquista Ariano Suassuna.


    ResponderExcluir