Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Republicano tardio

O Marechal Deodoro da Fonseca jamais contestou que, até as vésperas do golpe de 15 de novembro de 1889, tivesse servido devotadamente ao Imperador Dom Pedro II. A sua adesão às ideias de Benjamin Constant data, talvez, de 10 a 12 daquele mês.
Certo dia, já Presidente da República, Deodoro recebeu, no Palácio do Itamaraty, a visita de um cavalheiro que alegava ser republicano de longa data, batendo-se pela República desde 1875. O Marechal então lhe disse:
—– Pois eu, meu caro senhor, não dato de tão longe. Eu sou republicano de 15 de novembro, e o meu irmão Hermes da Fonseca de 17!
(Baseado em trecho do livro “Revivendo o Brasil-Império”, de Leopoldo Bibiano Xavier).
(Postado por Armando Lopes Rafael)

Um comentário:

  1. Republicano tardio ou arrependimento tardio. Há quem afirme que uma semana depois esse marechal já estava arrependido e consciente da burrada feita.

    ResponderExcluir