Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 29 de junho de 2018

Bolsonaro em Fortaleza – por Armando Lopes Rafael

A multidão que foi recepcionar Bolsonaro em Fortaleza
foi tão grande que muita gente não coube no interior do Aeroporto

 Convenhamos que “nunca antes na (triste) história republicana” tivemos uma eleição presidencial que despertasse tão pouco interesse por parte da população brasileira. Mas, como afirmou um editorial do Estadão: “Apesar de toda a decepção dos brasileiros com a política, o abandono dela não é a solução. Na verdade, é a raiz de muitos males”.

    Por isso, acompanho – com pouco interesse, é verdade – notícias sobre os candidatos à Presidência da República, pois a maioria deles não motiva nenhuma empolgação por parte do povo. No entanto, um candidato  – o único que tem arrebanhado alguma presença de público –é um capitão do Exército brasileiro: Jair Bolsonaro. Ele é o saco de pancadas dos concorrentes e da mídia. Na verdade, não está à altura do elevado cargo, principalmente neste caos administrativo porque passa o Brasil, que requer um presidente com estatura de Estadista. Mas, talvez, porque não mente e tem respostas rápidas e sinceras para tudo, Bolsonaro continua há meses subindo nas pesquisas.

      Ontem, 28 de junho, ele esteve em Fortaleza. O Aeroporto da capital cearense recebeu o maior público da sua história, com uma multidão – formada principalmente por jovens – que se aboletava por todos os espaços aos gritos de “mito”, portando bandeiras do Brasil e muito entusiasmo. Depois da apoteótica recepção, Bolsonaro concedeu entrevista à imprensa. Eis duas respostas, ditas no evento, que seleciono para mostrar o estilo Bolsonaro:

– Repórter: Por que o Sr. não está respondendo aos ataques contundentes do candidato Ciro Gomes a sua pessoa?
– Bolsonaro: “Porque não sou psiquiatra. Com todo respeito: a gente vai conversar com doido”? E acrescentou: ““Um elemento que disse há pouco que a Venezuela é uma democracia assim como os EUA? Tem que dar risada. Vai debater o quê? É a favor do Estatuto do Desarmamento, mas vai receber o Moro na bala? ”, ironizou.
– Repórter: Como o Sr. vai governar com os atuais ministros do Supremo Tribunal Federal?
– Bolsonaro: “O Supremo é outro problema, é outra história. (Se eu for eleito) vamos passar pra (contar) 21 (ministros) pra gente botar lá dez (juízes) do nível do Sérgio Moro. Pra poder termos a maioria lá dentro. Governar com um Supremo desses aí é complicado”, avaliou. “Isso pra você ter um Supremo que não envergonhe a população brasileira”.

       São essas reações que estão fazendo o deputado Bolsonaro crescer. Se ele é a pessoa indicada para enfrentar o caos da política-administrativa do Brasil tenho lá minhas dúvidas. Mas ninguém pode acusa-lo de ser corrupto ou demagogo. E muita gente anda dizendo que este ano temos de votar no “menos ruim” dentre os candidatos que estão na disputa...
       

Um comentário:

  1. Espero e desejo que o povo tenha vergonha já que a cambada chefiada por Lula não tem e vote no Bolsonaro ou qualquer outro que seja. Pior do que Lula não há de ter.

    ResponderExcluir