Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 1 de junho de 2018

Centenário de nascimento de Dom Vicente de Paulo Araújo Matos– 3º Bispo da Diocese de Crato – crônica lida na Rádio Educadora do Cariri em 1º-06–2018

O que é um Bispo Católico?

      Louve-se a iniciativa da Diocese de Crato, a qual – em parceria com o Poder Público – e sob a coordenação da Paróquia de Nossa Senhora da Penha, organizou os festejos de comemoração do centenário de nascimento de Dom Vicente de Paulo Araújo Matos, terceiro Bispo Diocesano de Crato, a ocorrer no próximo dia 11 de junho.

       A partir de hoje faremos, diariamente um retrospecto sobre quem foi/ o que fez/e o que representou para a Diocese de Crato, a figura admirável de Dom Vicente de Paulo Araújo Matos. Nesta primeira reflexão abordaremos hoje a importância de um Bispo Católico na vida da Igreja e de uma diocese.

         De acordo com o Código de Direito Canônico: "Os Bispos que, por divina instituição, sucedem aos Apóstolos de Jesus Cristo  são constituídos, pelo Espírito que lhes foi conferido, pastores na Igreja Católica Apostólica Romana, a fim de serem também eles mestres da doutrina, sacerdotes do culto sagrado e ministros do governo." Por esse Sacramento, um  bispo se constitui, também, na autoridade máxima de uma Igreja particular local, ou seja numa diocese,  tanto na  jurisdição, como no magistério.
   
         Deste modo, os verdadeiros fiéis católicos têm a obrigação de tratar com máximo respeito e lealdade os seus bispos, estes verdadeiros sucessores dos Apóstolos, pois, cada bispo, após receber a ordenação episcopal, têm a missão de santificar, ensinar e governar uma circunscrição territorial definida, a eles confiada, seja, uma diocese, arquidiocese ou prelazia. 
         Felizes os católicos que ajudam seus bispos a cumprirem a missão que lhes foi confiada. Isso fica evidenciado, pois, se por uma infelicidade, algum católico rejeitar seu bispo estará rejeitando o próprio Jesus Cristo. Isso consta numa passagem do Evangelho de São Lucas, Capítulo 10, versículo 16, dita por Jesus Cristo com uma claridade solar:
“Quem vos ouve a vós, a mim me ouve; e quem vos rejeita a vós, a mim me rejeita; e quem a mim me rejeita, rejeita aquele que me enviou”.

   Esta citação bíblica mostra, de forma clara, o alcance do extremo afeto e do inefável zelo do amor de Jesus Cristo pelos homens. Também encontramos uma passagem na Bíblia – no Evangelho de São João, Capítulo 10, versículos 14 e 15 – que repete as palavras ditas por Jesus:

“Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem. Por elas dou a minha vida”. 

            Dom Vicente de Paulo Araújo Matos foi o Bom Pastor da Diocese de Crato por mais de 30 anos. Amanhã daremos continuidade a estas reflexões.


Um comentário:

  1. Que Dom Vicente ilumine o Crato, a faça brotar o progresso e desenvolvimento na cidade como outrora tínhamos.

    ResponderExcluir