Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

149 - O Crato de Antigamente - Por Antônio Morais.



Dr. Luiz Antônio Andrade Feitosa, relata um fato que aconteceu em Aiuaba, sua terra natal!  Uma  proeza do Chico de Zé Preto,  nos tempos de antanho, quando foi adquirido por  Armando Arraes Feitosa o primeiro rádio da localidade..

No final da década de 40, meu tio comprou o primeiro rádio em Aiuaba, na época Bebedouro, Distrito de Saboeiro.

Todas os dias, a frequência na casa do tio Armando era considerável, alguns já sabiam até o horário dos programas de notícias nas rádios Sociedade da Bahia, Clube de Pernambuco, Globo do Rio e o principal, o Repórter ESSO, que era o Jornal Nacional de antigamente.

Como em qualquer lugar pequeno, todos se conhecem e sabem das “qualidades” de cada um e, pra variar, tinha o Chico do Zé Preto, que gostava de mexer no “alheio”, na calada da noite. Fruteiras, roças de milho e feijão, eram a sua especialidade.
Meu tio tinha um sítio de bananas, por trás do açude que abastecia o Distrito e já estava sabendo que o Chico estava “passando” por lá, mas não queria desgosta-lo. O homem era gente boa, atencioso, prestativo, mas tinha esta mania.

Numa bela noite, o Chico estava também presente assistindo o "Repórter Esso", muito concentrado, e no final, surpreso com todas aquelas informações perguntou, “mas seu Armando, este rádio é danado, sabe de tudo, né” ?

Tio Armando aproveitou e respondeu na bucha, “É verdade Chico, tudo que se passar no Rio, São Paulo, no Ceará, ..., ele sabe. Ele já sabe até quem está roubando as bananas do meu Sitio do Açude!?
O Chico, coitado, ficou pálido e naquele ar de espanto, rebateu, “mas se este fio duma égua disser que eu roubei mais de 2 (dois) cachos, ... ele é mentiroso”!

3 comentários:

  1. Luiz Antonio - Uma historia das boas. Agradável leitura com uma dose de humor natural digna do sertanejo nordestino.

    ResponderExcluir
  2. É aquela história, o layout, a embalagem melhoram muito o produto!
    Com esta apresentação, o texto ficou bem melhor, amigo Morais! 🤣🤣

    ResponderExcluir
  3. Suas histórias sempre agradam.

    ResponderExcluir