Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

122 - O Crato de Antigamente - Por Antônio Morais.

O meu amigo, parente e camarada Manuel Sampson Bezerra,  Manuel Costa foi politico, comerciante e funcionário da Fazenda Estadual.

Em Várzea-Alegre  foi  vereador e presidente da Câmara Municipal por duas legislaturas. Repetiu a dose na cidade do Cedro, duas legislaturas como  vereador e presidente do legislativo municipal. E, por fim em Crato foi fiscal de rendas da Fazenda Estadual.

Em Cedro, Manuel Costa foi comerciante no ramo de farmácia. Certo dia, se achagou da  farmácia  uma senhora do sitio Barreiros e solicitou um  remédio para um filho que estava  acometido de uma diarreia há mais de cinco dias. 

Manuel olhou para a prateleira e vendo um  pequeno pote com  um pó branco  entregou a mulher e recomendou uma colher de  sopa de  seis em seis horas.

Quando a atendente chegou na farmácia perguntou : Onde o senhor guardou aquele pote de gesso  que eu deixei aqui na prateleira? Manuel não disse nada, mas  pensou : matei o menino. Ficou aguardando a bronca.

Mas que nada, l0 dias mais tarde a mãe do menino entra  na farmácia com um capão pendorado na mão e diz : Eu trouxe esse capão para o senhor almoçar, nunca vi remédio melhor do que aquele que o senhor receitou, fazem oito dias que o menino não caga.

Manuel aliviado, apanhou um  tubo de "magnésia" e recomendou - Uma colher de sopa de cinco em  cinco horas.

E, como a mulher não voltou mais a farmácia conclui-se que o menino que estava entupido voltou a cagar.

Manuel Sampsom Bezerra era neto do nobre professor José Bezerra de Brito, Zuza Bizerra.

4 comentários:

  1. Era prazeroso encontrar Manuel. O homem tinha uma capacidade gigante de fazer ri. Saudade do meu amigo.

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...muito bom. Amei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manuel era assim. Bem humorado, e acima de tudo uma pessoa feliz. Isso basta ao ser humano.

      Excluir
  3. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk fecha e abre as comportss num piscar de olhos....

    ResponderExcluir