Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

123 - O Crato de Antigamente - Por Antônio Morais.



O segredo de ser feliz.

Belisário e Sá Zefa eram o casal mais pobre da ribeira do Rio Carás, distrito de Ponta da Serra, em Crato. Bens materiais não tinham algum. Eram pois muito rico de paz, serenidade e resignação. No encantamento de uma alvorada, Sá Zefa disse : Belisário, não tem pó nem açúcar para eu fazer o teu cafezinho. 

Belisário levantou-se da sua tipoia, foi até onde estava Sá Zefa, abraçou-a, beijou-a com muita ternura, fizeram  amor, realizaram-se como homem e mulher. 

A seguir, Belisário foi comprar fiado uma quarta de café e outra de açúcar na bodega mais próxima de sua casa.

Na mesma alvorada, a esposa de um fazendeiro rico, descobriu que tinha uma sócia. Escandalizar-se diante da sociedade e peitar a fera, não era a opção mais recomendada. Resignar-se era o que restava  fazer no momento. 

Então, notando a ausência do marido no lauto café servido à mesa, falou para a domestica : "Eu tenho tudo que é bem material, fazendas, gado, joias, dinheiro, mas, não sou feliz, não tenho o amor do meu marido :

"Ele ama outra".

Não ache que todas as pessoas abastadas tem uma vida feliz. Riquezas, bens e joias podem representar e esconder um pranto na alma.

3 comentários:

  1. Não ache que todas as pessoas abastadas tem uma vida feliz, riquezas, bens e joias podem representar e esconder um pranto na alma.

    ResponderExcluir