Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

124 - O Crato de Antigamente - Por Antônio Morais.


No inicio de Março de 1969, primeiro dia de aulo do Colégio Estadual, turma do primeiro ano reunida na classe, turno da tarde, entra aquele homenzarrão elegante, distinto, vestido num termo azul, camisa amarela e gravata de listras. 
Era o professor Alderico de Paula Damasceno. Era assim que a maioria dos professores se apresentavam aos seus alunos, impondo respeito, credibilidade, confiança e disciplina.
Fez a chamada, apresentou-se como professor de História do Brasil. Escreveu no quadro negro o nome do autor do livro adotado para aquele ano - "Souto Maior".
Lembro-me do professor Alderico como um líder nos segmentos de educação moral e cívica, educação fisica, como um grande desportista e, por fim, treinador de futebol. 
Neste 2021, se vivo fosse estaria fazendo 102 anos de vida. Meu reconhecimento e minha gratidão ao meu nobre e ilustre  professor.

15 comentários:

  1. O professor Alderico tinha um olhar de pai para os seus alunos. Saudades do grande mestre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fui seu aluno, pois no.meu tempo o grande mestre dos irmãos, foi Agnelo, a quem dispenso comentários.....

      Excluir
    2. Obgda, Anônimo, meu pai, Prof. Aguinelo, faria seu centenário. Nossa família vai homenageá-lo,

      Excluir
  2. Meu professor, mestre e treinador no time do Shell. Aprendi com o amor à Pátria e à cultura grego-romana. A cidade de Crato deveria render homenagem a quem se dedicou uma vida na formação de gerações de cratenses.

    ResponderExcluir
  3. O crato é um celeiro de excelentes professores, infelizmente existe descaso à memória dessas personalidades.

    ResponderExcluir
  4. O crato é um celeiro de excelentes professores, infelizmente existe descaso à memória dessas personalidades.

    ResponderExcluir
  5. Meu estimado professor de História Contemporânea, na Faculdade de Filosofia do Crato. Foi o professor que mais teve influência na minha formação. Foi meu professor, colega,amigo e de minha família. Minha homenagem ao mestre Alderico de Paula Damasceno.

    ResponderExcluir
  6. Grande homem, tanto no porte físico como no intelectual. Não foi meu professor, mas, como a maioria dos cratenses tinha muita admiração por ele. Na revista Itaytera publicada por último fiz uma homenagem a ele. Muito merecida

    ResponderExcluir
  7. Professor Alderico,grande e eficientissimo mestre. Aprendi muito com ele. Foi meu educador nesse ano de 1969, no Colégio Estadual Wilson Gonçalves, em Crato.

    ResponderExcluir
  8. Professor Alderico,grande e eficientissimo mestre. Aprendi muito com ele. Foi meu educador nesse ano de 1969, no Colégio Estadual Wilson Gonçalves, em Crato.

    ResponderExcluir
  9. Tempo ainda da ingenuidade. Souto Maior faturou muito em cima desses colégios que o indicavam.
    Todos se orgulhavam em ser aluno do Prof. Alderico Damasceno. Bela lembrança.

    ResponderExcluir
  10. Alderico Damasceno nós dava muito bem em. nossos bate papo ele sempre falava que meus filhos ( Prof, Ramah Lucas e Prof, Iare Lucas ambos professores na URCA os quais ele conhecia ). são inteligentíssimos que sairam a mim Alderico sempre foi um gentleman comigo!!!!! Não aceitava em ipotese alguma contrária !! Conheci o filho dele que fazia parte dos SESIANOS tocava muito o show de guitarra 🎸🎶 deixava a todos extasiado!!!!

    ResponderExcluir
  11. Se não me engano, ele foi diretor do CEWG nos anos 1970, quando lá estudei.

    ResponderExcluir
  12. Grande professor de história e educação física

    ResponderExcluir