Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

156 - O Crato de Antigamente - Por Antônio Morais.

Edificações fantásticas.


Prédio da Refesa  década de 20 do século passado.

A Praça Francisco Sá, grande obra do prefeito Alexandre Arraes de Alencar, nas décadas de quarenta e cinqüenta do século passado, era o cartão postal do Crato e a sala de visitas da cidade.



Residência do senhor George Lucetti, hoje uma escola. 

Às segundas-feiras, dia da grande e famosa feira livre, o movimento era duplicado, pois o trem trazia os feirantes pela manhã, carregados de mercadorias e, à tarde os levava de volta para as diversas cidades vizinhas.

Circundando os outros lados da praça pontuavam residências de famílias que marcaram a vida social do Crato naquelas décadas. 

Que trouxeram o progresso para a cidade, como comerciantes de prestígio que eram. 


Residência do Senhor José Theúnas Soares.

Através de grandes investimentos, contribuíram para o desenvolvimento da cidade, tanto na construção de imóveis como colaborando junto à Prefeitura em diversas melhorias urbanas. 

Dentre outros citarei : Luis Martins de Araújo, seu grande amigo e sócio Joaquim Bezerra de Farias, José Theúnas Soares, grande amigo dos dois citados anteriormente, embora concorrentes no comércio, George Lucetti, de nacionalidade grega, comerciante e industrial e o maior investidor na construção civil da cidade, dono da casa mais bonita da praça, Alexandre Sauly Mourão, que morava vizinho ao Sr. George Lucetti, o senhor Adalgiso Paiva, comerciante de peles de animais silvestres numa época que era permitido, que era legal a negociação de compra e venda, o senhor Francisco Bezerra, dono do Bar Social e mais conhecido como “Seu Chiquinho do Bar Social”. 

Um comentário:

  1. Histórias e estórias de personalidades prestimosas que marcaram pela sua importância e pelo seu empreendedorismo em favor do Crato e sua nobre gente.

    ResponderExcluir