Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 18 de junho de 2019

Coisas da República: Os abusos da “Indústria das Multas”


Os burocratas dos “demutrans” brasileiros decretaram que a velocidade é a causadora de tantas desgraças. Quem sabe não querem eles que voltemos à época das carroças.


    Prova disso? Somente as multas referentes ao “excesso” de velocidade, em 2018, transferiram dos bolsos dos brasileiros para os cofres republicanos mais de 11 bilhões de reais. Quantia fabulosa, a título das malditas “infrações de trânsito”. Sem falar na invenção dos “pontos na carteira”, modismo inventado aqui para atestar o caos do trânsito de veículos automotores no Brasil. Talvez não exista motorista que não tenha caído nesta pegadinha, pois foram lavradas mais de 11 milhões de infrações no ano passado. Tudo em nome da “segurança no trânsito”, mas, na verdade, isso não passa de uma forma perversa de tirar dinheiro do povo, transformando-se no que ficou conhecida como a “indústria da multa”.

    Sem dúvida o estratagema transformou-se num dos negócios mais rentáveis da face da terra: é só armar o “pardal” numa curva ou em trecho onde a velocidade cai bruscamente para 30 ou 40 km/hora, e esperar o dinheiro jorrar nas burras governamentais. Até o Governo de Michel Temer os departamentos de trânsito, nesta república, serviam apenas para multar, multar e multar...

    Enquanto isso, nossas ruas e rodovias continuam mal sinalizadas e esburacadas. E é isto que causa a maioria das mortes no trânsito. Os “demutrans” deveriam existir para prevenção de acidentes. O que seria feito com a manutenção dos sinais de trânsito. Em Crato, alguns desses sinais são tão velhos que nos impedem de distinguir se estão acesos no amarelo ou no vermelho.  

2 comentários:

  1. O povo foi tão idiotizado que não sabe observar a diminuição nos acidentes de veículos, uma queda de 23% nos crimes de mortes. Só interessa fazer movimento em prol da promoção dos corruptos. São cegos e surdos a serviço de interesses mesquinhos e sebosos. Chegam a criticar uma medida que beneficia o seu próprio bolso. Nunca se viu tanta imbecilidade.

    ResponderExcluir
  2. Estou esperando para ver que deputado e senador vai votar contra a MP assinada ontem que autoriza venda de bens confiscados de traficantes e outros bandidos.

    ResponderExcluir