Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 10 de agosto de 2023

O Imperador que era um pai para todos os brasileiros - Postagem do Armando Lopes Rafael.



   Durante viagem ao interior da Província de Minas Gerais, o Imperador Dom Pedro II observou, em meio à multidão compacta, uma negra que fazia grande esforço para se aproximar dele, mas as pessoas à sua volta procuravam impedi-la. Compadecido, o Soberano ordenou que a deixassem se aproximar.
A mulher se apresentou:
– Meu senhor, eu sou Eva, uma escrava fugida, e venho pedir a Vossa Majestade a minha liberdade.

O Imperador mandou tomar as notas necessárias e prometeu lhe dar a liberdade quando regressasse. E efetivamente entregou à cativa seu documento de alforria.

Anos mais tarde, indo a uma das janelas do Paço de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, Sua Majestade viu que um guarda tentava impedir que uma negra idosa entrasse. Sua memória prodigiosa imediatamente reconheceu a ex-escrava mineira, e o Soberano ordenou:
– Entre aqui, Eva!

A mulher se precipitou porta adentro e entregou ao Imperador, seu augusto protetor, um saco de abacaxis, colhidos na roça que ela havia plantado após ganhar sua liberdade.

(Baseado em trechos do livro “Revivendo o Brasil-Império”, de autoria de Leopoldo Bibiano Xavier).


Um comentário:

  1. Prezado Armando - Hoje eu encontrei este escrito. A princesa Maria Flor, tinha uma beleza estonteante e era inteligentíssima.
    Maria Amélia, única filha do segundo casamento de Dom Pedro I.
    Além de não ser reconhecida como princesa brasileira, foi impedida de colocar os pés no Brasil.
    Faleceu prematuramente aos 22 anos de idade.

    Como se vê o tratamento dado pelos brasileiros a família real ia na contra mão do que recebiam.

    ResponderExcluir