Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Há quatro décadas, Brasil recebeu pela primeira vez a visita de um Papa


Fonte: excertos da matéria publicada na "Folha de S.Paulo", 30-06-2020.


Há exatamente 40 anos, o Brasil recebeu pela primeira vez a visita de um papa. O protagonista foi o polonês Karol Wojtyla, o Papa João Paulo 2º, que então chefiava a Igreja Católica havia um ano e dez meses. E a estreia no país, que tinha 89% da população como cristã católica, segundo censo de 1980, foi grandiosa.

Ao longo dos 12 dias em que esteve no Brasil, o papa mobilizou ao menos meio milhão de pessoas em cada uma das 13 cidades que visitou: Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Aparecida, Porto Alegre, Curitiba, Manaus, Recife, Salvador, Belém, Teresina e Fortaleza. Tudo começou em 30 de junho de 1980, ao desembarcar em Brasília, quando o pontífice fez seu gesto característico ao beijar o solo brasileiro. Recebido pelo presidente João Batista Figueiredo, João Paulo 2º deixou uma marca por onde passou.


2 comentários:

  1. Temos que olhar os Papas como igreja, mas o Papa João Paulo II era uma unanimidade. Querido e admirado, acho que vamos demorar um bom tempo para termos na direção da Igreja Católica um papa como o polonês.

    ResponderExcluir
  2. Antigamente a minha religião "Católica Apostólica Romana" tinha uma doutrina, pregava e os fiéis seguiam. Hoje em dia a igreja corre atrás do que agrada as pessoas. Parte de seus representantes se envolvem com politica até o pescoço, e, está perdendo o conceito para muita gente. Basta ver que em cada esquina tem uma igreja, uma seita diferente um mascate qualquer com o microfone na mão vendendo os seus produtos.

    ResponderExcluir