Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Morre um Príncipe brasileiro



FALECIMENTO DO PRÍNCIPE DOM EUDES DE ORLEANS E BRAGANÇA

Da parte de S.A.I.R. o Senhor D. Luiz de Orleans e Bragança, o Secretariado da Casa Imperial do Brasil cumpre o doloroso dever de comunicar o falecimento, ocorrido hoje na cidade do Rio de Janeiro aos 81 anos, após longa enfermidade, de seu irmão o Príncipe D. Eudes de Orleans e Bragança, segundo dos doze filhos de D. Pedro Henrique e D. Maria de Orleans e Bragança e pai do Deputado D. Luiz Philippe de Orleans e Bragança.

A todos pedimos orações pelo eterno repouso de sua alma.
São Paulo, 13 de agosto de 2020


4 comentários:

  1. Dom Eudes de Orleans e Bragança, morreu no Rio de Janeiro, na quinta-feira, 13 de agosto de 2020, aos 81 anos de idade. Ele era bisneto da Princesa Isabel, conhecida por sancionar a Lei Áurea em 13 de maio de 1888, quando foi abolida a escravidão no Brasil.
    Além de sua ligação sanguínea com a Princesa, Dom Eudes era descente direto dos Imperadores Dom Pedro I e Dom Pedro II, além de Dom João VI. A causa da morte do membro da Casa Imperial do Brasil foram problemas renais.
    Ele deixou a mulher, Mercedes Neves da Rocha, e seis filhos (incluindo o deputado federal Dom Luiz Philippe de Orleans e Bragança). Dom Eudes era segundo filho de Dom Pedro Henrique de Orleans e Braganca, este bisneto de Dom Pedro II. A mãe de Dom Eudes era Dona Maria Elisabeth da Baviera, neta do último Rei da Baviera e filha mais velha do Príncipe Francisco da Baviera, membro da Casa de Wittelsbach, uma antiquíssima dinastia do reino germânico da Baviera.

    ResponderExcluir
  2. Dom Eudes Maria Rainier Pedro José Miguel Gabriel Raphael Gonzaga de Orléans e Bragança, este seu nome completo, estava internado com problemas renais. Dom Eudes era oficial da Marinha Brasileira e entrou para a reserva em 1970, com capitão-tenente, e era um dos maiores especialistas brasileiros em submarinos.
    Além de sua carreira na Marinha, o Príncipe Dom Eudes foi produtor de vinhos, diretor na indústria naval, em uma companhia de navegação, em uma corretora de valores e em uma empresa de turismo. Sua Alteza Real também foi Vice-Presidente da Federação da Câmara de Comércio Exterior e Presidente do Grupo Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Era bisneto da Princesa Isabel, descendente direto dos imperadores Dom Pedro I e Dom Pedro II, além de Dom João VI.

    ResponderExcluir