Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 20 de maio de 2022

Crato, município modelo - Por Antônio Morais.

José Valdevino de Brito, vereador por diversas legislaturas.

O Crato já foi modelo, a todo mundo causava admiração.... Essa era a primeira frase da música vitoriosa de campanha de um candidato no inicio da década de 70 do século passado.

Naqueles tempos não muito distantes, a "Câmara de Vereadores do Crato" era composta por representantes dos mais diversos segmentos da sociedade. 

Médico, advogado, professor, agropecuarista, jornalista, comerciante, presidentes de associações as  mais diversas, homens com profissão e atividades definidas e independentes que não faziam do cargo um meio de vida ou de subsistência.

Eleito vereador, fazia do cargo objeto de contribuição e colaboração junto ao executivo na apresentação e aprovação de projetos do interesse da população. 

Existiam situação e oposição, a lealdade a direção e aos estatutos do partido estava acima de qualquer outro interesse ou objetivo.  

Prefeito não se reunia com vereador. A relação entre os poderes era extremamente republicano. 

Prefeito na prefeitura, vereador na Câmara.

Se o eleitor cratense deseja e espera um "Crato Modelo" outra vez, tem que pensar e decidir assim.

3 comentários:

  1. O Crato que se deseja. O Crato que merecemos. Passa por esse caminho.

    ResponderExcluir
  2. Tudo no Brasil tem evoluído. A politica deve ser o único segmento que evoluiu para pior, que apodreceu.

    ResponderExcluir
  3. A perspectica é que, a médio prazo, a política se degradará casa vez mais.

    ResponderExcluir