Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

Um legado de grandeza exemplar - Por Republiqueta de meia pataca.

Golbery do Couto e Silva. Ministro-chefe do Gabinete Civil do Brasil, Um general digno e diferente  desses  servis subservientes  cumplices de um  governo  seboso e nojento que  envergonha a pátria. 

Golbery do Couto e Silva (Rio Grande, 21 de agosto de 1911 — São Paulo, 18 de setembro de 1987) foi um general e geopolítico brasileiro. 

Tornou-se reconhecido como um dos principais teóricos da doutrina de segurança nacional, elaborada nos anos 50 pelos militares brasileiros da Escola Superior de Guerra (ESG), sendo um dos criadores do Serviço Nacional de Informações (SNI).

Contrário à ascensão de Costa e Silva à presidência, retirou-se do governo com a posse do novo mandatário. Durante o período (entre 1968 e 1973), presidiu a filial brasileira da empresa norte-americana Dow Chemical.

Golbery retornou à vida pública durante o governo do presidente Ernesto Geisel, a partir de março de 1974, notabilizando-se como responsável pela chamada política de distensão, que marcou o início do processo de abertura política. Ocupou ainda os cargos de Chefe da Casa Civil nos governos militares de Ernesto Geisel e João Baptista Figueiredo até 1981, quando abandonou definitivamente a vida pública. 

Deixou algumas publicações, entre elas, com forte repercussão internacional, o livro "Geopolítica do Brasil".

Estudou no Ginásio Lemos Júnior, em Rio Grande (RS), sua cidade natal, e em abril de 1927, aos 16 anos, ingressou na Escola Militar do Realengo, no Rio de Janeiro, no então Distrito Federal. 

Foi declarado Aspirante a Oficial da Arma de Infantaria em dezembro de 1930, conquistando o 1° lugar de toda a sua turma de Cadetes de todas as Armas. 

Mais tarde serviu no 9º Regimento de Infantaria (9º RI), em Pelotas (RS). Foi promovido a segundo-tenente em junho de 1931.

Quando era segundo-tenente, Golbery do Couto e Silva foi transferido para o quartel-general da Sexta Brigada de Infantaria. Lá, foi promovido a primeiro tenente pouco antes do início da Revolução Constitucionalista em São Paulo. Durante a revolução, serviu na Diretoria de Material Bélico, no Rio de Janeiro.

Em maio de 1937, Golbery foi promovido ao posto de Capitão e passou a servir na secretaria geral do Conselho de Segurança Nacional, quando foi mandado para Curitiba. Nesta capital, atuou na Infantaria Divisionária da 5ª Região Militar. Em 1940, foi transferido para Joinville, cumprindo missão no 13º Batalhão de Caçadores.

No mês de dezembro de 1941, prestou provas livres no concurso de admissão da Escola de Estado-Maior do Exército, sendo o único oficial aprovado. Formou-se em agosto de 1943. No mesmo ano, foi servir no Rio Grande do Sul, sua terra natal. Lá atuou no Estado-Maior da 3ª Região Militar (3ª RM), com sede em Porto Alegre.

Em 1944, foi para os Estados Unidos estagiar na famosa escola militar Fort Leavenworth War School. Após este período de estágio, foi enviado para servir na Força Expedicionária Brasileira (FEB) como oficial de inteligência estratégica e informações, cargo que ocupou até o final da Segunda Guerra Mundial.

Um general  honrado,  digno,  austero e muito sério,  bem diferente  desses  beja mão  que  em troca de  um misero emprego   num  governo sem  nenhum respeito chegam  ao ponto de serem cumplices de  crimes do conluio formado por membros dos três poderes para  praticar todo tipo  de desordem, lambança e  ladroagem.  

2 comentários:

  1. Um general honrado, digno, austero e muito sério, bem diferente desses beija mão que em troca de um misero emprego num governo sem nenhum respeito chegam ao ponto de serem cumplices de crimes do conluio formado por membros dos três poderes para praticar todo tipo de desordem, lambança e ladroagem.

    ResponderExcluir
  2. Quando eu vejo esses generais "cagões" que não honram os seus antecessores representados por gente nobre como o general Goubery eu cinto vergonha do exercito brasileiro atual.

    ResponderExcluir