Foto - Gabriel de Morais Rego primeiro filho do segundo casamento de José Raimundo do Sanharol e Antônia de Morais Rego.
O segundo enlace Sanharol/Malhada foi Gabriel de Morais Rego e Joaquina Alves de Brito. Desse casamento nasceu Eufrásia de Morais Brito, e, daí por diante uma geração de nobres e notáveis cidadãos e cidadãs. São tantos e tantas, que enobrecem a genealogia familiar.
À partir do casamento de Eufrásia de Morais Brito com Macário Vieira de Brito em 1901, surgiu o ramo dos Macários de Brito.
Dr. Humberto Macário de Brito.
Na minha singeleza, por gratidão e reconhecimento, Humberto Macário de Brito, foto notabilizou-se, pela nobreza da humildade, pelo humanismo, caráter e índole de homem manso, porém valente como o velho Gabriel se preciso fosse.
Como médico salvou vidas, como homem publico deu exemplos de grandeza, nunca foi subserviente. Na politica foi tudo que quis. Em 1986, chegou a transferi 80% dos votos do Crato para o seu candidato a governador, e dias depois viajou para fazenda Água Azul, no dia em que este governador visitou o Crato. Homem independente que defendeu valores e bons costumes.
O velho Bilé faleceu em 1919. Está sepultado no Cemitério Nossa Senhora da Piedade, em Crato.
Gabriel de Morais Rego era um lider nato. Do casamento com Joaquina filha do Major Eufrasio Alves de Brito, nasceu apenas uma filha : Eufrasia de Morais Brito. Se casou mais duas vezes deixando uma grande descendência espalhada por Crato, Campos Sales e Arneiros.
ResponderExcluirTrês dos seus filhos eram casados com três filhos de José Alves de Morais Feitosa da Fazenda Lagoa dos Currais em Arneirós.