Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 19 de novembro de 2023

Praça da Sé - Postagem do Pedrinho Sanharol.

Um logradouro, coberto de oitizeiros, árvores frondosas que atraem não só os pássaros, como as pessoas que buscam a paz e a harmonia que reinam no lugar.

Ali contemplando a Sé Catedral e os monumentos erigidos em homenagens aos antigos bispos do Crato, a saudade do Crato antigo, da inocência, da festa da padroeira, da passagem e encontro diário com as estudantes do Colégio Santa Tereza de Jesus,  com suas saias vermelhas, blusas e meias brancas.

Na praça antiga via-se o monumento a Nossa Senhora da Assunção, construído pelo então vigário da Sé Catedral, Mons. Rubens Gondim Lóssio, foto,  e, em local de destaque, o busto de Dom Quintino, primeiro bispo do Crato.

Hoje, a praça está mudada, destruíram-se os monumentos de inestimável valor histórico, mutilaram-se prédios e ruas,  como a rua Dr. Miguel Lima Verde onde,  nos remotos tempos, existia um prédio revestido de azulejos portugueses, da era colonial.

No centro da Praça da Sé, como exigência de uma época mais moderna, construiu-se um coreto que, na verdade, não serve para nada, apenas um monumento frio, sem nenhum utilidade.

É bom, saudável, olhar para o passado, relembrar as praças do Crato, mergulhar no tempo e sentir saudades de um mundo florido, onde a vida borbulhava cheia de amor e esperança.

Diário de um saudosista.

Francisco Pedro de Oliveira.

4 comentários:

  1. Ser saudosista não me causa mal algum. Tenho uma memória seletiva, costumo ter saudades das coisas boas. Feliz daquele que não perdeu a capacidade de sentir saudades.

    ResponderExcluir
  2. Pedro Felício Cavalcanti Neto19 de novembro de 2023 às 08:03

    Conheci a praça ainda em chão batido, sem dimensões definidas com um pequeno lago que abrigava um jacaré. A grande reforma se deu no Bi Centenário da cidade na gestão do prefeito Pedro Felício Cavalcanti, que teve na época suas dimensões ampliadas e definidas, com instalação da fonte luminosa/ sonora, bem como nova iluminação. A praça se tornou o mais importante cartão postal da cidade. Visitada por todos tornou-se local de grande eventos cívicos politico da cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro Felício Cavalcante Neto - Seu depoimento é de uma razoabilidade ímpar, verdadeiro, perfeito. Todo aquele que viveu aquele período de políticos operosos lembra com saudade.

      Excluir
  3. Parabéns, pela recordação Morais. Afinal saudades só temos das cousas boas. A reforma foi no início dos anos 60, década inesquecível para muitos da nossa geração.

    ResponderExcluir