Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Ah! essa “atrasada” Monarquia

 

   Pois é. O mundo inteiro foi surpreendido com a noticia abaixo, no dia 8 de dezembro de 2020: “No Reino Unido, idosa de 90 anos, foi a primeira pessoa no mundo a receber a dose de vacina contra a covid 19”.

    Tinha que ser mesmo no Reino Unido...
     Oxente, e não nos ensinaram nas escolas que “monarquia” é velharia do passado?

      Pois pasmem: no “ranking” das 15 nações com melhor Índice de Desenvolvimento Humano–IDH, apurado pela ONU em 2019, 8 são monarquias. Ou seja, mais de 50% dos países que estão no topo da riqueza e do desenvolvimento do primeiro mundo têm um rei ou uma rainha como Chefe de Estado.

     E quais são essas monarquias? Noruega (IDH 0,954), Austrália (IDH 0,938), Suécia (IDH 0,937), Holanda (IDH 0,933), Dinamarca (IDH 0,930), Canadá (IDH 0,922), Nova Zelândia (IDH 0,921, Reino Unido (IDH 0,92), (O Reino Unido é formado pelos países: Inglaterra. Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte). E o Brasil em que colocação ficou?  Vergonha: perdemos posição no ranking. A nossas "adiantada" república  ficou em 79º lugar...na companhia de atrasadas republiquetas...

       Ah! caro leitor: como nós fomos enganados nos tempos de estudantes. Naquela época funcionava o “patrulhamento ideológico republicano” que vigorou no Brasil durante 100 anos (1889 a 1988). Só a partir da Constituição de 1988 (a sétima desta instável república) foi que passamos a ser bem informados. Hoje sabemos que a Monarquia é uma forma de governo moderna e eficiente. Das 18 economias mais fortes do mundo, 12 são monarquias... e o numero de monarquias é de pouco mais de 30. O demais países (mais de 150) são repúblicas, ou "republiquetas"...
 
(Postado por Armando Lopes Rafael)

5 comentários:

  1. Segundo o “republicano arrependido” Ruy Barbosa:
    “O Parlamento (Câmara de Deputados e Senado) do Império era uma escola de estadistas...
    ...e na República o Parlamento (Câmara de Deputados e Senado) se transformou numa praça de negócios!”

    ResponderExcluir
  2. No Império, o Brasil era uma nação de Primeiro Mundo.
    A República nos rebaixou para o Terceiro Mundo...

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre tive preferência pela monarquia. Depois de observar no mundo os países que adotam esse sistema de governo aumentou a minha admiração. Mas, no Brasil eu não acredito na restauração da monarquia. O próprio príncipe herdeiro, que podia e devia está disseminando os ideais do sistema entrou, faz parte de uma câmara viciada, podre e corrupta e ainda defende um governo de um louco, um corrupto que está coroando com distinção e louvor a república.

    ResponderExcluir
  4. Mui caro amigo Morais: o deputado Luiz Phelippe não é o herdeiro do trono. Ele não está sequer na lista como "dinasta" (com direito remoto à sucessão).
    O herdeiro do Trono é Dom Luiz de Orleans e Bragança. Seguido dos irmãos Dom Bertrand, Dom Antônio e do sobrinho Dom Rafael de Orleans e Bragança.

    ResponderExcluir
  5. Prezado Armando - É descendente, é familiar devia está fora desse conluio que se transformou a republica da ladroagem e da desordem implantada por Lula e assumida por Bolsonaro dois vigaristas de marca maior.

    ResponderExcluir