Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 3 de abril de 2024

Vamos falar de história e como a justiça no Brasil protege criminosos e corruptos - Por Armando Schneider da Silva.

Senador Arnon de Melo.

Sabe o Fernando Collor? O ex-presidente que hoje é senador? Pois é, a história politica dele é longa, vem de família.

O pai dele, Arnon de Mello, também foi senador, nutria uma guerra politica contra outros senadores e tinha uma rivalidade gigante com Silvestre Péricles de Góes Monteiro, que também era senador por Alagoas.

Em 4 de dezembro de 1963, Arnon, conhecido pelo temperamento dificil de lidar, como o filho, abriu os trabalhos com a seguinte frase: “Senhor presidente, com a permissão de Vossa Excelência, falarei de frente para o senador Silvestre Péricles de Góes Monteiro, que me ameaçou de morte”.

Silvestre, que era metido a "coroné" também, não aceitou o desaforo e atacou verbalmente Arnon, que em pleno Senado Federal, sacou um revólver e disparou várias vezes.

Nenhum dos tiros atingiu Silvestre, que também estava armado. Dois tiros, acertaram José Kairala, de 39 anos, que era senador pelo PSD do Acre.

Kairala, de 39 anos, era suplente. Eram suas últimas horas como senador, devolveria o cargo no dia seguinte ao titular. Ele foi baleado no abdômen e mesmo socorrido, Kailara morreu no mesmo dia, poucas horas depois.

Pressionados pela população, os demais parlamentares aprovaram, por 44 votos a 4, a prisão dos dois colegas atiradores.

Apesar do flagrante, assim como ocorre hoje, os outros senadores precisavam dar o aval para que Arnon e Silvestre fossem detidos.

Não demorou para serem soltos e em 1964 foram declarados inocentes pelo Tribunal do Júri de Brasília. O mais bizarro dessa história, é que a mídia na época, tratou os dois como vitimas do "estresse causado por discussões democraticas".

Depois de deixar a prisão, Arnon foi nomeado novamente em 1970 para o mesmo cargo que ocupara antes. Ou seja, matou um senador, foi inocentado, e ainda se reelegeu ao cargo!

E, quando faleceu, em 1983, ainda representava o estado de Alagoas no Senado. Agora me diz, existe justiça no Brasil?

2 comentários:

  1. A justiça inocentou. E, o pior até morrer em 1983 o povo de Alagoas o elegeu senador. Veio o filho, o Brasil o elegeu presidente da republica. Depois de muitas lambanças foi cassado. Mas o povo de Alagoas o elegeu senador. Aliás é uso e costume o povo de Alagoas produzir autoridades que prejudicaram e prejudicam o Brasil. A começar com o Deodoro da Fonseca com a proclamação da republiqueta podre e imundo, até os dias atuais com Collor de Melo e Renan Calheiros no senado.

    ResponderExcluir
  2. A única solução pacífica que vejo para o Brasil é a implantação da Monarquia. Com o primeiro ministro dissolvendo o congresso de vez em quando, convocando novas eleições, talvez parte destes políticos carreiristas perdessem os mandatos. Com a mais absoluta certeza o Centrão não existiria.

    ResponderExcluir