Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 31 de março de 2023

O Crato de homens empreendedores - Por Antônio Morais.


Foto do majestoso  prédio da Sulcepa.

"O Crato de Outrora" era uma cidade de  homens e mulheres empreendedoras. Tinha um  bom parque industrial, composto por varias industrias de beneficiamento de algodão, extração de óleo vegetal e fabrico de torta/resíduo para  alimentação animal.

Do coco babaçu extraia-se o óleo comestível, fabricava-se  sabão  e outros  produtos de higiene e farelo como ração animal. O parque cerâmico  sempre teve  grande destaque  na cidade. 

Com o tempo e a falta de matéria prima as industrias  de beneficiamento  do babaçu e do algodão  fecharam.  O setor cerâmico  resiste mas não evoluiu, do meu conhecimento  produz tijolo e telha.

Outra indústria pioneira da região a Companhia Sul Cearense de Papeis - Sulcepa  pertencente a familia Teles não acompanhou a modernidade de produção e também fechou.

Hoje em dia são poucas  as industrias produzindo  rendas e gerando emprego na cidade.

2 comentários:

  1. Como obervamos a foto as construções antigas encantavam os olhos.

    ResponderExcluir
  2. Consta que os netos do Dr. Joaquim Fernandes Teles, fundador desta empresa estão levando a frente e transformando o empreendimento numa produtora de materiais de higiene e limpeza atuais e modernos. Parabéns.

    ResponderExcluir