Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 5 de novembro de 2022

Centenário de casamento do casal Joaquim de Sátiro e Maria - Por Antônio Morais.

Em 05 de Novembro de 1922, na igreja matriz de São Raimundo em Várzea-Alegre casaram-se Joaquim Alves de Oliveira, Joaquim de Sátiro e Maria Alves Bezerra. 

Nesta mesma data, se casaram 24 casais que moravam na ribeira do Riacho do Machado. Entre eles Bil e Maria Firmino, uma martir esquecida. A igreja não sabe onde se encontram sepultados os seus restos mortais. 

Os casamentos foram oficiados pelo padre José Alves de Lima, Padre Lima vigário de Lavras da Mangabeira. 

A família reunida comemora neste 05 de Novembro de 2022 o centenário de casamento com a celebração de uma missa solene na residência do sitio Boa Vista, foto, transformada atualmente no "Memorial Joaquim de Satiro".

Pra tudo existe uma medida padrão - Para o volume/massa é o quilograma, para o comprimento é o metro, para o tempo é o segundo, etc. 

Joaquim de Sátiro era a medida padrão da honestidade, honradez, caráter e decência, Maria, sua esposa era a medida padrão da humildade, solidariedade e caridade.

3 comentários:

  1. O casal Joaquim e Maria deixou um legado de exemplos de honradez, decência e caráter a ser seguidos por todos. Deixou também um punhado de filhos igualmente bons e de elevada dignidade, orgulho da família e da comunidade varzealegrense.

    ResponderExcluir
  2. Ha cerca de três anos visitei a Casa de Joaquim de Sátiro, hoje transformada em Museu. Na ocasião, estava com meu irmão Zé Gonçalo e fomos muito bem recebidos pelo "curador" Carlay, que é neto do honenageado e tem uma dedicação especial à casa e aos valiosos objetos familiares e culturais ali expostos.

    ResponderExcluir
  3. Joaquim de satero era meu padrinho e Maria madrinha CRECI sabendo que eles eram meus padrinhos fui muitas vez lá para padir benção amem

    ResponderExcluir