Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 4 de março de 2023

Dia do Município - Por Pedrinho Sanharol.

Grande euforia dominou a comunidade cratense com a entrada de sangue novo na política. Dr. Humberto Macário de Brito era o novo prefeito.  

Naquela data comemorava-se o dia do Município, 21 de Junho. Em grande estilo, missa solene, desfile dos colégios, corrida de bicicletas, futebol de salão e muitos discursos.

José Raimundo de Brito, Secretário de Obras, armou um grande palanque para bem acomodar o maior numero possivel de autoridades e na hora prevista o estrado lotou: Prefeito, bispo, juiz, militares, diretores de colégios, freiras e outros.

No roteiro, como primeira atração uma corrida de bicicletas com partida e chegada em frente ao palanque. Esmerou-se na preparação das provas o delegado Major Osmar de Oliveira para dar partida aos ciclistas escolheu o soldado Rodrigues, possuidor de um "anagão 44" de tiro bastante avantajado, justamente para que os competidores não queimassem a raia.

Os atletas alinharam suas bicicletas esperando o sinal de partida, enquanto as autoridades conversavam distraidamente.

Autorizado o inicio da prova o soldado Rodrigues empunhou a arma e acionou o gatilho. O estampido foi tão forte que assustou todos os convidados ao mesmo tempo e o palanque não suportando o impacto foi abaixo. 

Os atletas partiram, mas o bolo de prefeito, bispo, juiz, irmãs de caridade ficou para trás.

Ninguém se feriu, mas deu um trabalho danado para reiniciar a festa.

José Ronald Brito.    

Um comentário:

  1. Fase áurea de um Crato altaneiro, independente que tinha representantes fortes e decisão própria. As decisões provinham dos seus lideres locais e não de cima para baixo como hoje acontece com os "beija mão" e os "lambe botas" que estão por aí.

    ResponderExcluir