Grande euforia dominou a comunidade cratense com a entrada de sangue novo na política. Dr. Humberto Macário de Brito era o novo prefeito.
Naquela data comemorava-se o dia do Município, 21 de Junho. Em grande estilo, missa solene, desfile dos colégios, corrida de bicicletas, futebol de salão e muitos discursos.
José Raimundo de Brito, Secretário de Obras, armou um grande palanque para bem acomodar o maior numero possivel de autoridades e na hora prevista o estrado lotou: Prefeito, bispo, juiz, militares, diretores de colégios, freiras e outros.
No roteiro, como primeira atração uma corrida de bicicletas com partida e chegada em frente ao palanque. Esmerou-se na preparação das provas o delegado Major Osmar de Oliveira para dar partida aos ciclistas escolheu o soldado Rodrigues, possuidor de um "anagão 44" de tiro bastante avantajado, justamente para que os competidores não queimassem a raia.
Os atletas alinharam suas bicicletas esperando o sinal de partida, enquanto as autoridades conversavam distraidamente.
Autorizado o inicio da prova o soldado Rodrigues empunhou a arma e acionou o gatilho. O estampido foi tão forte que assustou todos os convidados ao mesmo tempo e o palanque não suportando o impacto foi abaixo.
Os atletas partiram, mas o bolo de prefeito, bispo, juiz, irmãs de caridade ficou para trás.
Ninguém se feriu, mas deu um trabalho danado para reiniciar a festa.
José Ronald Brito.
Fase áurea de um Crato altaneiro, independente que tinha representantes fortes e decisão própria. As decisões provinham dos seus lideres locais e não de cima para baixo como hoje acontece com os "beija mão" e os "lambe botas" que estão por aí.
ResponderExcluir