Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 13 de janeiro de 2024

Ensaio musical - Por Antônio Morais.

O meu amigo Dr. José Luciano Brito é bisneto de Gabriel de Morais Rêgo. Eu sou bisneto de Pedro Alves de Morais. 

Gabriel de Morais Rego e Pedro Alves de Morais eram irmãos, portanto eu e Luciano temos a mesma ascendência genealógica. 

O meu bisavô Pedro Alves de Morais, Pedrinho Sanharol, assim conhecido  porque era proprietário da Fazenda Sanharol, em Várzea-Alegre tinha quatro filhos : Manuel, José, Antonio e João.

Um dia ouviu-se  para os lados da casa de um morador o toque de uma sanfona e o batuque de um zabumba : Pum, pum, pum - pum, pum, pum!

Pedrinho Sanharol  ordenou : Manuel vá furar aquele Zabumba! Manuel foi, voltou e o zabumda continuou tocando. 

O velho Pedro Sanharol mandou José, Antonio e João e a mesma coisa. O toque continou : Pum, pum, pum!

Então, o velho Pedro falou para esposa Maria : Deixa eu ir furar aquele zabumba que esses filhos  nossos não são homem não!

Foi, voltou e o zabumba continuou : Pum, pum, pum!

Maria perguntou : Pedro tu não furou o zabumba não? A resposta veio no embalo : Maria é Lampião fazendo uma brincadeira, tu achas que eu ia atrapalhar?

Um comentário:

  1. Esse conjunto tem valores que jamais serão ultrapassados.
    Entre esses, o amor, a honra e a beleza que ilumina caminhos da retidão, da superioridade moral, da elevação, da delicadeza, e não da vulgaridade dos sentimentos.


    ResponderExcluir