Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 18 de julho de 2024

Genealogia, ascendência e descendência - Por Antonio Morais.

Recebi os livros dos autores Herbert Duarte e George Ney Almeida Moreira.  

Tratam os livros da ascendência e descendência dos irmãos Alferes Bernardo Duarte Pinheiro e Agostinho Duarte Pinheiro, um trabalho de pesquisa minucioso e esmerado, muito importante para todo aquele que gosta da história de Várzea-Alegre e do seu povo.

Sesmeiros de uma faixa de terra medindo nove léguas às margens Riacho do Machado com uma légua para cada lado do referido riacho.

Sabe-se que o Agostinho Duarte Pinheiro retornou  para Portugal e o Bernardo fixou residência na fazenda, depois povoado e cidade. 

Grande parte da população que povoa Várzea-Alegre descende do Bernardo Duarte Pinheiro. 

Recomendo, merece o nosso aplauso.

Contato : 88 9 96603972 - George Ney Almeida Moreira.

Um comentário:

  1. O estudo da genealogia começou com Leonardo Feitosa com o "Tratado da Familia Feitosa", em 1952, "Tipografia Paulinha - Fortaleza" . São muitos os enlaces dos Feitosa dos Inhamuns com Várzea-Alegre. Antes, na década de 30 do século passado, Pedro Gonçalves de Morais, Pedro Tenente, escreveu dados sobre Várzea-Alegre. O trabalho mais completo foi dos autores Pedro Alves de Morais, Pedro Piau e Acelino Leandro da Costa. Agora George Ney e Herbert trazem um trabalho de informações interessantes, bastante para ser completo informações mais recentes. O bom é que a disposição dos autores é fazer esse complemento.

    ResponderExcluir