Eloí Teles de Morais.
E por falar em contrastes, nossa terra não tem o que reclamar, se não bastassem os relacionados pelo imortal José Clementino do Nascimento, aqui e acolá, surgem aos montes.
Elói Teles de Morais, varzealegrense nascido no sitio Baraúnas, jornalista, radialista, e doutor em direito, quando estava concluindo o curso, precisou fazer um estagio em Júri Popular. Tomou conhecimento que em Várzea-Alegre estava acontecendo uma serie de jurados. Conseguiu agendar o ultimo deles.
O Juiz titular da comarca era o Dr. Maurício de Abreu Tranca, conhecido pela alcunha de Doutor Tranca. Quando o Dr. Elói chegou na terrinha tomou conhecimento do resultado dos 12 jures anteriores, todos os réus tinham sido absolvidos. Veio então a preocupação: será que o único a ser condenado vai ser o que vou fazer a defesa? Elói foi feliz na argumentação e convenceu os jurados da inocência do réu. Terminada a reunião Elói tomou uma folha de papel escreveu uma poesia e deixou na mesa do Juiz:
Várzea-Alegre, terra do contraste.
Na justiça também.
O Juiz é Doutor Tranca
Porém não tranca ninguém.
Estou reorganizando a coletânea de Historias de Varzealegrenses do Blog do Antonio Morais.
ResponderExcluirSão centenas de historias, causos e proezas de nossa gente alegre e bem humorada.
Coletadas por mim, uma a uma e descritas no meu palavrado populacho, exatamente como vi os personagens falando, frente a frente, sem titubeios.
Você que gosta de memória cultural vai se divertir com a genialidade do nosso povo.
Grande Abraço.
Seo Eloia! Era assim que os seus ouvintes da roça o chamavam. Grande radialista e ferrenho defensor da nossa Cultura Popular. Tenho grande admiração por ele. Eu morei por alguns anos, em frente a Rádio Araripe do Crato. Gosto muito da cultura popular, um pouco de inspiração que ele me passou. Depois me tornei também radialista e apresentei grandes programas sertanejo.
Excluir"Oh....Várzea Alegre boa, só é longe".
ResponderExcluir