Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Cel Antonio Correia Lima

Cel. Antonio Correia Lima, nasceu no dia 17 de Julho de 1864, no sitio Varzinha-Varzea-Alegre- Ceara. Filho de Joaquim Correia Lima e de Clara Bezerra Lima. Foi da sexta geração de um dos fundadores do município de Várzea-Alegre o Alferes Bernardo Duarte Bezerra. Antonio Correia Lima casou-se em 17 de Julho de 1881, aos 17 anos com Maria Vitória Lima, nascida aos 24 de Setembro de 1862 de cujo matrimonio nasceram 11 filhos, sendo que três deles faleceram crianças e restaram sete mulheres e um homem. Metilde, Emilia, Constancia, Santa, Ester, Anália, Edite e Jose Sobrinho. Foi prefeito de Varzea-Alegre de 1912 a 1926 e de 1937 a 1939. Grande lider politico juntamente com o irmão Cel Jose Correia Lima e seus descendentes estiveram a frente do executivo municipal desde a criação do municipio em l870 até 1962, quase cem anos de dominio politico.
O Cel. Antonio Correia faleceu em 30 de março de 1939 e sua esposa Maria Vitória faleceu em março de 1946.

3 comentários:

  1. O Cel Antonio Correia Lima representou Varzea-Alegre, como seu prefeito, na reunião denominada pacto de Juazeiro em 24.10.1911 comandada pelo padre Cicero Romão Batista prefeito do municipio recem criado Juazeiro do Norte.

    ResponderExcluir
  2. Olha só amigo morais, o meu chará. A diferença está no bigode, no tempo e na importância. Já andei folhiando alguns livros das Lavras

    ResponderExcluir
  3. Antonio.

    Esse seu chara era de Varzea-Alegre, o irmão Ildefonso é que foi para Lavras e casou com a dona Fideralina. Cel Antonio Correia Lima viveu sempre em Varzea-Alegre. Homem de muito prestigio. Junto com sua familia fizeram politica e estiveram a frente do executivo municipal por varias decadas. Mais uma vez obrigado pelas visitas e um forte abraço.

    ResponderExcluir