Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 7 de abril de 2009

Legitimo ou falso?

Levo o meu merecido reconhecimento ao António Correia Lima pelo trabalho que realiza no resgate da genealogia das famílias da Ponta da Serra e do Crato, entre elas a numerosa família Brito. Sei da indiferença e do descaso que ocorre em nossos dias, está em desuso lembrar a memoria dos antepassados, mas a posteridade um dia lhe fará a devida justiça. Outro dia fiz duas postagens no Blog do Crato, veiculo que conta com mais de 30 mil acessos mensais. Falava sobre os laços de família Várzea-Alegre/Crato, os Morais de lá com os Brito de cá. Foram pelos menos 10 casamentos no século 19, e hoje em dia, é fácil encontrar um Morais Brito ou vice versa. Não acredito que dessa numeroso descendência, ninguem deixe de acessar a Enternet e ninguém tenha se interessado em deixar um comentário a respeito. Isso ocorreu. Outro dia, encontrei um Brito e ele disse, sem lhe perguntar, que era Brito legitimo. Na minha modesta avaliação se tem o legitimo, também deve haver o falso, e, foi fácil deduzir que o legitimo para Ele é aquele bem aquinhoado e o falso o mais humilde. Pois bem, fiquem certos as duas partes: não as perturbarei mais, sigam em frente uns arrotando orgulho, vaidade, arrogância e outros na sua santa humildade. No final, saberemos quem está com a razão. Resta-me dizer que não sou Brito, nem legitimo nem falso.

9 comentários:

  1. Antonio.

    Não desanime. Continue fazendo este trabalho. Ele é muito importante e um dia voce terá o reconhecimento devido.

    ResponderExcluir
  2. Caro Morais:
    O ramo mais dificil da história é a genealogia. Admiro que enfrenta uma pesquisa como esta do Antonio.
    Embora não conhecendo pessoalmente esse pesquisador deixo o meu incentivo e apoio.
    Armando Lopes Rafael

    ResponderExcluir
  3. Armando

    Eu sempre me interessei pela genealogia de minha familia, conheço um pouco, já fui convidado para passar algumas informações, porem reconheço que está em desuso informar-se do passado, a turma de hoje não está nem aí.

    ResponderExcluir
  4. Amigo Morais, obrigado pela referência ao meu trabalho. Já posso dizer que sou historiador e pesquisador, pois, aguardo apenas o dia 8 de maio para minha colação de grau. Meu projeto de pesquisa e o artigo final foram sobre o mesmo tema: Origem e Povoamento de Ponta da Serra. Quanto ao Brito "legítimo ou falso" ou "Brito com um t ou dois t, quero te dizer que nos livros da cúria que consultei vi as assinaturas do Eufrásio, do Antonio de Brito e demais irmãos e nenhum usava o Brito com dois T.
    Tá lembrado da Maria Luiza que faleceu há poucos dias aquí aos 99 anos, sempre foi pobre, mas era a mais Brito de todos, pois, seus dois avós, Miguel e Severiano, eram irmãos, portanto, Maria Luiza era Brito indo e voltando. Miguel e Severiano eram irmãos dos dois acima. Sei que Eufrásio era muito rico e tinha a patente de e Antonio de Brito eram também rico, inclusive, os dois constam da lista das figuras representativas de Crato, em 1853. Os outros dois não aparecem com recursos, mas mesmo assim, não deixam de ser Brito igual aos dois outros irmãos.

    ResponderExcluir
  5. Amigo Morais, quero me dirigir ao Armando Rafael e dizer que agradeço pelo comentário.Dizer também que Deus me deu a oportunidade de me submeter a um vestibular aos 54 anos, após muitos anos sem estudar. Conclui o 2º grau no Seja e lá mesmo fiz nove meses de cursinho e logo sem seguida fiz vestibular onde fiquei entre os 19 aprovados. Hoje matenho aquí em Ponta da Serra um serviço de amplificadora, um pequeno jornal mensal de 8 pgs. o http://blogdapontadaserra.blogspot.com e um canal de Podcast. Realizom há 5 anos uma pesquisa sobre as famílias povoadoras do Vale do Carás no século XIX e início do XX.
    Quero falar para o Armando que apesar das nossas diferenças ideológicas, eu o admiro por suas posições firmes. Um forte abraço, TOINHO DE PONTA DA SERRA

    ResponderExcluir
  6. Antonio.

    Parabens pelo dia 08 de maio que se aproxima. Sua formatura é motivo de alegria para todos nós. Mande o seu e-mail para o meu que tenho uma informação para lhe passar.

    ResponderExcluir
  7. Morais,

    Realmente algumas pessoas se portam com relação ao sobrenome como se fossem descendentes da rainha da Inglaterra.
    Esses elementos que se arvoram de legítimos(como se tratassem de uísque), não enxergam um palmo à frente do nariz e vivem completamente de aparências.
    Merecem apenas um sentimento: pena!
    Com relação à minha pessoa: sou Morais, Brito(com um t),e Siebra - não sei se são legítimos ou do Paraguai -; pouco me interessa(sei apenas que eu sou verdadeiro e que prezo muito os meus ascendentes).
    Não carrego nenhum desses sobrenomes - pois sou Júnior(herdei o sobrenome do meu pai), e só assim, graças a Deus, fiquei livre dessas comparações "frescas".
    Ah sim, apesar de distantes, somos primos, viu? isto eu faço questão de propagar.
    E digo mais: como seria bom se todas as famílias fossem compostas só de pessoas da sua estirpe!

    Abração,
    Nélio Júnior

    ResponderExcluir
  8. Nelio.

    Nada de Paraguai. No dia 29.11.1876livro 3, folhas 39 do livro de casamentos, Antonio de Brito Correia e o seu filho Jose Raimundo se casaram com Leonarda Bezerra do Vale e Isabel de Morais Rego, filhas de Joaquim Alves de Morais e Tereza Anacleta de Menezes. Elas do Sanharol em Varzea-Alegre e eles da Palmeirinha Crato. Os casamentos foram oficiados pelo Padre Vicente Ferrer Ponte na Igreja de São Raimundo Nonato em Varzea-Alegre. Voce é Morais Brito Siebra da Palmeirinha com passagem pelo Juá. E tem mais, voce tem a melhor mãe do mundo, a minha prima Almira.
    Obrigado pela visita e um grande abraço.

    ResponderExcluir
  9. Morais,

    Muito grato pelas palavras elogiosas à minha mãe.

    Abraço,
    Nélio

    ResponderExcluir