Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 4 de setembro de 2023

164- Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


João Alves de Menezes, João do Sapo do Sanharol era primo legitimo do Antônio Alves. Em sua casa trabalhava como agregado um rapaz de nome João Hipólito que era meio traquina.

Quando começou a se espalhar o zum zum zum de que o João Hipólito estava espiando as mulheres se banhar na cacimba de Zé de Ana, João do Sapo determinou a arribada de João Hipólito do lugar.

A ninguém interessava mais a manutenção do segredo do que a Antônio Alves, pois era pai de oito filhas, que de certa forma podiam ter sido vitimas das olhadas do espião, fato na época considerado de gravidade extrema.

Por volta das cinco horas da tarde, de um feriado, um grupo de 12 moças e 12 rapazes jogavam peteca em frente a casa de Antônio Alves, exatamente onde fica hoje a casa de Antônia Alves de Morais, a minha mãe.

Antônio Alves saiu para o terreiro e adaptou essa letra a música de "Mulher Rendeira":

A cacimba do seu Izé
Anda um pouco acanalhada
João Hipólito olhando até
O banho da mulherada.

Daí por diante, segredo se desfez, Frazo do Garrote tomou conhecimento da conversa e o resto mundo também.


5 comentários:

  1. Antigamente não tinha essa historinha de namoro não. Quando algum pretendente pensava em se casar simplesmente combinava com o pai da moça e pronto, estava feito o negocio. Quando Joaquim Gonçalves da Costa, Joaquim Mandu, decidiu casar com Raimunda de Antonio Alves foi até a residencia do mesmo e enquanto comversava com ele no terreiro, Raimunda botou a cabeça na porta e perguntou: Pai o senhor viu a bassoura? Antonio Alves apontou para Joaquim e respondeu: está aqui minha filha! Era claro que ela querio ver o Joaquim, terreiro não era lugar de procurar bassoura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk tempos de singeleza, sinceridade e amor de verdade.

      Excluir
  2. Antônio Alves de Morais, o conhecido Antonio Alves era pobre de jó entre primos legítimos muito ricos. Mas nenhum deles foi tão feliz.

    ResponderExcluir
  3. Tenho um amigo que diz que dinheiro não traz felicidade, mas a falta dele, infelicidade. Não sei se discordam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho um afilhado que é padre. Outro dia estávamos conversando e eu falei que dinheiro era coisa do diabo. Então, ele emendou : Mas meu padrinho quer ver o diabo fique sem dinheiro.

      Excluir