Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 19 de março de 2013

Fartura - Por Antonio Morais

Se avexe não meu cumpade, deixe de afregelo minha cumade! Apesar dessa falta de chuva toda que atingiu os nordestinos, São Jose se lembrou de nós. A chuva chegou. O saldo será favorável, depois nós descontamos.  

Quando alaga as várzeas de Várzea-Alegre o feijão fulora, o arroz também, o milho pendoa, a melancieira vinga e, tudo indica que teremos um São João dos bons. Tenho noticias gratas que o Dominguinhos está reagindo. Deus salve o nosso  sanfoneiro maior.

A fava verde para fazer baião de dois com queijo está garantida, o milho da canjica, da pamonha também, jerimum como diabo, macaxeira, batata, maxixe, quiabo pra danar, a animação da fogueira vai ser grande. 

Cachaça é o que não vai faltar.  E, para que você vá se animando aí está um vídeo bem ao estilo do nosso São João. Veja como se dança no nordeste, olhe esta danada de vestido branco, dança que parece um beija-flor peneirando no ar.

A. Morais.

5 comentários:

  1. Outro dia, numa troca de e-mail com um amigo eu afirmei que não conheço o Elmano pessoalmente mas tenho uma admiração muito grande por ele. E é verdade, não o conheço e o admiro muito. Que o Jose Rodrigues Neto que foi meu colega de classe no Estadual de Crato não fique enciumado. Um comentario do Elmano para o professor Jose do Vale numa postagem que fiz no Blog do Crato me sensibilizou muito. Sentir a gratidão de que é possuidor o Elmano. Que Deus o abençoe e que seja muito feliz com os seus especialmente com a caçula Maíra.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Morais
    Fiquei muito feliz em ter descoberto essa afinidade, pois os laços que nos unem, são muito fortes. Nasci sob as bençãos de São Raimundo Nonato. Minha madrinha Amelinha era esposa de Gabriel Bezerra de Morais, fruto dessa baixada de arroz do Rio do Machado.Meus amigos do coração, ainda irmanados, uns no céu, outros na labuta da vida, que os diga Osmundo e Zenaide, continuam a espalhar solidariedade. E você , essa conquista, que estava guardado no fundo do baú.
    O Dorival nas suas poesias dizia " É doce cair no mar" mais ou menos isso, e eu digo, "É doce cair no calor amigo, daqueles por quem nos afeiçoamos"
    Quando cruzares com Osmundo e Zenaide, dê aquele abraço apertado.Em você, Eu e Maira teremos o prazer de fazê-lo em breve.
    Adorei o vídeo, obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Aqui você me deixou com água na boca Antonio: "A fava verde para fazer baião de dois com queijo está garantida". Pra completar a mistura uma cerveja gelada e umas costelinhas de porco torradas (sem gripe, claro)!

    ResponderExcluir
  4. Morais,que bom ter descoberto este blog!amo Várzea-Alegre inteirinha, cada recanto,sou nascida e criada ai. quando criança ia muito ao Sanharol, São Nicolau,Malhada vermelha, Varas,Canindezinho, Panelas, São Caetano;passei muitos finais de semanas nas Varas em casa do seu, do nosso amigo Evaldo Leandro, irmão de Maria,e Erialdo Leandro ambos filhos de Madrinha Ana e seu zé Leandro meus vizinhos! morais, quando falas em chuvinha, você me transporta a minha infância,lá na antiga[ Rua do Cruzeiro] atual Tomaz de Aquino;onde meu saudoso, querido e amado Pai e Avô, o melhor Ferreiro que Varzea- Alegre já teve. RAIMUNDO ALVES BEZERRA, [ UM DOCE PRA DIZER QUEM EU SOU, KKKKK ]me levava pra comprar chuvinha pra noite de São João, na única mercearia existente na minha Várzea,do pai de Pista, amigo do meu pai; e quando era a noite eu soltava com algumas amigas, lourinha de seu Adelgides Correia, Luzia de Matilde, sobrinha de Juca Lourenço do sitio Araçás, entre muitas.São tantas lembranças boas graças a Deus! Esse Blog me chamou a atenção por falar na Casa de Saúde São Raimundo Nonato,acreditando ser a mesma que um dia me acolheu de braços abertos, para que eu estagiase como auxiliar de serviços médicos; curso este feito em Crato, outra Cidade do Ceará que eu adoro, onde passei muitas ferias,em casa do meu Pai, e em casa de Ana Bacurau minha amiga. Em Varzea-Alegre me Alfabetizei com Dana Eliza Correia,e fui para o Grupo Escolar no terceiro ano, não me adapitei, fui para o Crato estudar no Dom Quintino; voltando no ano seguinte, para Varzea-Alegre, agora para um outro grupo que por incrivel que pareça eu não sei se é Afoncina Diniz,ou Figueiredo correia,estudei tambem no novo São Raimundo Artigo 99 com algumas pessoas que você conhece, só que foram alguns meses apenas, pois logo vim para São Paulo,Rio, e ate hoje; só vou ai visitar.Ah! estudei com Chico Brito, Cleide Bitu,entre outros... por falar em Cleide Bitu, ela é madrinha do meu tio irmão, e Chico Brito? eu ia muito com Socorro,Vilavy, Regina. para o são Nicolau, na fazenda dos pais deles, a quem eu os chamava de pai, e mãe, tamanho carinho e respeito,ambos Alves e Morais. O que eu quero te dizer Morais, é que eu estou muito agradecida por saber que ai no sanharol onde subi em muito pé de cajarana, tem uma pessoa que se preocupa em divulgaras coisas boas da terra; gosto muito de mungunzá, arroz de leite e carne assada na brasa... e o calor do carinho desses meus conterraneo sofridos a quem eu omo tanto! Morais, fique com Deus com São Raimundo, e com minha estima, MARIA DE Fátima Bezerra Cordeiro

    ResponderExcluir
  5. ESSE VAI FAZER MUITA FALTA... DAQUI PRÁ FRENTE, SEM ESTUDAR, SEM QUALQUER DEDICAÇÃO, TODO ZÉ MANÉ VAI ANUNCIAR A AGENDA SE DIZENDO FORROZEIRO DE PÉ DE SERRA.
    O QUE NÃO FALTA NO BRASIL SÃO IMPOSTORES, QUE INVERTEM OS VALORES DAS COISAS... A MÚSICA DO ANO, CAMARO AMARELO, É PRECISO TER MUITO ESTÔMAGO PARA ENGOLIR...

    ResponderExcluir