Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 2 de fevereiro de 2014

Nós era carne e unha.

No tempo do desastre aéreo que vitimou Leila Diniz, a comoção foi geral. A morte prematura da atriz virou manchete de rádio, revista e televisão no mundo inteiro. Em Várzea Alegre as pessoas também sentiram, pelo trágico que foi o acidente.
Francisca Farias Mota ( Chica do Rato ) demonstrando um sentimento maior, usava vestido, luvas e véu preto e andava rua acima rua abaixo com uma página da revista Manchete onde tinha a foto da falecida.
Um certo dia ela chegou chorando na bodega de Alberto Siebra e pediu para que ele lhe fizesse um grande favor. Alberto perguntou qual era o favor:
“Oberto! Já que tu é tão amigo do Pade Mota e inté parece com ele, eu quiria qui tu pidisse a ele, prumode ele celebrar uma missa pra finada Leila, no dia trinta de Abril”.
Alberto notando que Francisca estava mais tam-tam da cabeça do que sentida falou: Dá certo não Chica! O Padre Mota está com a agenda cheia, esse mês de Abril tem muita missa. Porque você não encomenda um terço pra ela na capela de São Vicente?
“Magina tu indoidiceu? A finada merece é uma missa, ela num era muié só prum terço não. E tu conhecia a Leila Chica? Basta! E tu não sabia não? Apois nós era unha e carne. Tu sabia que ela era prima de Raimundo Diniz? Não. Apois era. Mais ou ome sem sintimento, a prima morreu quando acabar ele tá é passiando nas praias im Fortaleza, Diferente deu qui tou todo tempo me alembrando de quando ela vinha pra casa de seu Zizué Diniz, qui eu mais ela ia tumar bãe dibacho das bica de jacaré na calçada da igreja e quando era de noite nós ia jogar xibiu lá na calçada da casa de João Bile”.
Mundim do Vale

17 comentários:

  1. Nesta o Mundim foi demais. O resgate de Chica do Rato nos leva a um tempo que tras muita saudade.

    ResponderExcluir
  2. Mundim, creio não ser necessário que eu me apresente,pois sei que como eu, és amante deste blog,e futricas tudo nele, e já deve ter lido alguma coisa sobre mim; mas, para que não fique nem uma duvida, em relação de quem sou...vou usar de uma estratégia,Fatiminiana,e assim na maior cara de pau! vou homenagear minha família;eu sou Fátima Gibão,sobrinha e irmã de Doga, Tim-ola,Zé Nilton, Quincô,Lauro Gibão, Zé Bicudo,[falecido],Chico Pão[falecido], Pitoi[falecido];Mundim, tenho lido bastante coisas escritas por você, não tanto quanto eu gostaria, mais desta vez você arrasou! me lembro muito de Chica; lá em casa quando eu me enfeitava toda, Izinha de Raimundo Gibão,[ minha tia irmã], dizia, mãe! olha a chica ai. Troquei muitos anéis com a chica, quando eu era criança, rsrs. Mundim quero te parabenizar, pelo carinho com que você homenageia todos nós Varzealegrenses,com lembranças tão boas, como a de compadre Wilson,se for o filho de Dona Maria Dias,e seu Zé Dias, da Rua do Cruzeiro; a única estilista da época,somos compadres de são João... Eu como aquelas nossas conterrâneas também não fui poupada pelo tempo, mas graças a Deus, a cabeça foi preservada para assim como você,lembrar com carinho dos amigos de infância, da nossa família, e do povo da minha terra.Passo todo dia nesse blog, se não faço comentários. é somente por falta de tempo, mas leio tudo! Abraço fraterno Fátima Gibão

    ResponderExcluir
  3. Muito boa!!! rs rs rs
    Deu para imaginar Chica do Rato de preto, luvas e véu, desfilando por Várzea Alegre, sentindo a morte de sua grande amiga Leila Diniz. rs rs
    Parabéns ao Mundim do Vale e a você, Morais que postou mais um dos "causos" pitorescos da bela Várzea Alegre.

    ResponderExcluir
  4. Amigo Morais,obrigado pela visita/comnetário de hoje no Blog do Toinho.

    ResponderExcluir
  5. Ei, Chica do Rato é viva? Chica do rato achava bom era pedir água nas casas, ela pedia na rua Duque de Caxias da casa de Dr.Lemos até a casa de Vovô Jocel Batista.

    ResponderExcluir
  6. Em nome do blog trago o meu agradecimento e espero que o Raimundinho Piau Mundim do Vale faça o mesmo. Em breve postarei a viagem de Chica a Barbalha, festa de Santo Antonio , pau da bandeira e a decepção por não ter se casado. Essa vale a pena esperar.
    A. Morais

    ResponderExcluir
  7. Xixica do Rato faleceu! Você sabia Antonio que Xixica do Rato virou grife? Uma conterrânea nossa está fazendo roupas em Fortaleza de grife chamada Xixica em homenagem a Xixica do Rato! Na festa de Agosto do ano passado tinham panfletos explicando o lançamento e com a biografia de Xixica!

    ResponderExcluir
  8. Maria de Fátima, eu conheço todos seus parentes de V. Alegre, inclusive corri também na busca para ganhar aquele doce. mas Morasi foi mais rápido e ganhou primeiro.
    Fui também seu bom vizinho, pois morei 25 anos na rua Padre José Alves, aquela rua que começa na igreja e vai até a lagoa de São Raimundo on Seu Avô e seus tíos planatavam arroz de muda na sua margem.
    Fui muito amigo do seu tío Chico Pão, como também sou do seu primo Nonato Alves.
    Abraço conterrâneo.
    Mundim do Vale.

    ResponderExcluir
  9. Muito bom. Muito importante. Quero parabenizar e até ofereço o espaço no Blog para divulgar essa empresa que fez este lançamento em homenagem a Chica do Rato. E gostaria de obiter a biografia da homenageada.
    A. Morais.

    ResponderExcluir
  10. Mundim querido amigo, e bom vizinho, eu sei quem você é, e fico muito feliz que sejas amigo dos meus tios.Gosto da maneira como conta nossa historia,com muita graça,e humor.Mundinho, não fique triste por não ter ganho o doce do Morais; faz o seguinte, quando tu vieres ao Rio de Janeiro, vem ate minha casa, ai tu come um bom pedaço de rapadura,rsrsrs na minha casa não falta. Mundim do Vale Terapeuta do Riso... Abraço fraterno.

    ResponderExcluir
  11. Maria de Fátima. Você acertou no Wilson é ele mesmo filho do Zé Dias que também era seu vizinho na Praça de Santo Antônio, Pessoa de muito bom humor e que sempre lembra sa coisa engraçadas lá de nós. A propósito do assunto Praça, muito breve estarei mandando para o primo Morais um cauzo da Praça
    dedicado a você.
    Abraços.
    raimundinho piau

    ResponderExcluir
  12. Oh! mundim, num basta o Morais não é? agora vem tu tambem me fazendo chorar? de alegria meu amigo! obrigada, vou aguardar com muito carinho.Seu primo Morais é de uma sensibilidade inigualável, tem filling... e uma luz que eu rogo a Deus que seja cada dia mais brilhante, ele merece. Estou viciada neste blog rs rs rs. Abraço fraterno e carinhoso.

    ResponderExcluir
  13. Mundim do Vale,
    pois se avexe, aí, meu irmão! Mande mais "causos" pro seu primo Morais postar que Maria de Fátima lá do Rio e eu aqui de São Paulo, iremos nos divertir, matar as saudades daí e não é pouco não.
    Também me viciei no Sanharol, acordo, ligo o PC e já venho direto rir um bocado. Afinal, amanhecer o dia sorrindo, é muito bom!
    Vão firme aí, Morais e Mundim.
    Boa semana para todos vocês.
    Abraço SãoPaulino

    ResponderExcluir
  14. Maria de fàtima e Glória Pinheiro. Que bom saber que vocês apreciam esse resgate cultural da terra do arroz. Eu agradeço os seus comentários e cada vez fico mais
    à vontade para catalogá-los e repassar para vocês os cauzos lá de nós.
    Abraços.
    Mundim do Vale

    ResponderExcluir
  15. Meus amigos.

    Como é bom e importantes ver vocês revivendo essas campinas, essas historias, essas saudades, essa vida que apesar de já ser um pouco distante ainda marca de forma indelevel as nossas existencias.
    Parabens a todos.

    ResponderExcluir
  16. Meus amigos.

    Como é bom e importantes ver vocês revivendo essas campinas, essas historias, essas saudades, essa vida que apesar de já ser um pouco distante ainda marca de forma indelevel as nossas existencias.
    Parabens a todos. Bom perceber que este Blog do Sanharol passa por Fortaleza e vai ao Rio de Janeiro e São Paulo conduzindo um pouco de humor e historia e fazendo alguem rir.

    ResponderExcluir
  17. Eu conheci Chica do Rato.Figuríssima. Conversávamos longamente , quando passava férias em V.Alegre. Era tão absurda , tão engraçada, e tão verdadeira , que eu levava um pouco a sério tudo que ela dizia. Era uma mulher enfeitada, romântica e feliz !

    ResponderExcluir